Molhando as Palavras

Blog de curiosidades, opinião, crônicas e afins.

quinta-feira, novembro 09, 2006

O futuro é hoje e sempre será amanhã

Acabo de completar 28 anos e sinto como se futuro e presente agora conjugassem no tempo simultaneamente. O hoje corresponde a nada menos que a remota vida a qual imaginei aos seis anos de idade. Aliás, nada como os tempos de infância quando sonhar é tão natural que somos capazes de planejar uma vida inteira: profissão, marido, filhos, lugar onde morar, com que idade, e por aí vai. Ledo engano. À medida que o tempo passa as escolhas mudam da água para o vinho e percebemos que concretizar tudo como idealizamos não é tão simples assim. Lembro-me até hoje do dia em que a professora pediu para que cada um desenhasse o que gostaria de ser quando crescer. Em rabiscos coloquei: decoradora (?). De onde tirei essa idéia realmente não sei. Sei que assim como a profissão todas as outras imagináveis possibilidades continuam pendentes.
Se tudo tivesse seguido como os planos de menina, a essa altura eu seria uma decoradora, casada há três anos, e mãe de Luana e Pedro. Seria. Pois essa Fernanda que inventei na infância ficou por lá, nos sonhos, no passa-tempo de criança e na brincadeira de imaginar uma biografia perfeita. Nesse faz-de-conta do futuro, a Fernanda que hoje aqui reside nunca pensaria em ser decoradora, muito menos em ter filhos aos 25 anos. Diferente da de agora, que aos 28 começa a imaginar a vida depois dos 30.
É isso, o futuro chegou! E até aqui foram muitas emoções, como diria o rei. Outras coisas aconteceram. Uma outra vida se escreveu. Na verdade, alguns desejos continuam os mesmos, mas apenas foram adiados por alguns anos. É engraçado pensar que aos seis a gente acha que ter 25 é ser grande. Quando atingimos a idade é que nos damos conta de que estamos apenas começando uma história. Há muito por viver, imaginar e planejar. A vida segue. E assim, como num ciclo permanente, futuro e presente voltam a se encontrar. Tornam-se uma coisa só. E então reinventamos o sonhar. Acreditando que o tempo é aliado, não inimigo. E que se pudesse voltar ao passado faria tudo de novo.

5 Comments:

  • At 3:32 PM, Anonymous Anônimo said…

    Falar o que? Vc já disse tudo...
    O texto está lindo!!! Parabéns, voltou afiada.
    Beijo grande,

    Rafa

     
  • At 4:13 PM, Blogger Renan Oliveira said…

    Bom, te apresento então o mulecote que queria ser veterinário, morar na praia e ser zagueiro do flamengo. É muito estranha essa sensação. Nunca me imaginaria com 23 anos. E nunca vou me imaginar com 40, 50, 70...
    Lembro que ficava com medo de chegar aos 18, por que teria que me alistar. Etapa vencida. Agora vejo que as coisas só estão começando...
    Bjs...e até as rugas de 2040!!

     
  • At 1:28 PM, Anonymous Anônimo said…

    Parabéns, Fernanda.

    Não sei vc, mas a cada ano que passa sinto viver a melhor fase da minha vida. Deve ser um bom sinal.

    bjs

     
  • At 7:22 PM, Anonymous Anônimo said…

    Nandalinda,
    Saudade!!
    Adorei seu texto...bom demais da conta.
    Assim que me sinto também, corpo de 19 cara de 29 hahahahah!!
    A cada dia uma nova pessoa, aprendendo, fazendo e principalmente mudando para melhor.
    Só envelhece que fica engessado nas idéias.
    Você tá demais heim!!
    beijoca

     
  • At 2:59 PM, Anonymous Anônimo said…

    Adorei! Como nasci em 75 (me entreguei? Tudo certo...) ficava imaginando que no ano 2000 completaria 25 anos, e também seria mãe de 3 filhos, casada, feliz. Profissão? Acho que era mãe mesmo... Bom, até agora acho que cumpri com uma parte do sonho, tenho um filho maravilhoso, mas... 3? Nem pensar!!!! E nem de longe sou simplesmente mãe (ai que ralação!!!). Imaginava também que nós todas, irmãs, estaríamos no mesmo momento de vida, cada uma com seus vários filhos, amigas para sempre... Não se concretizou totalmente - AINDA - mas continuamos melhores amigas, parceiras e irmãs e isso é que importa. Isso é passado, presente e será futuro! Eu garanto!

    Vc está melhor a cada texto!

    beijo

     

Postar um comentário

<< Home