Molhando as Palavras

Blog de curiosidades, opinião, crônicas e afins.

quinta-feira, setembro 14, 2006

O homem e eu

Mais um dia de trabalho no Centro da cidade. Lá está o homem encostado no muro, sentado, olhando a esmo a vida passar. Sua imagem me choca sempre que atravesso o quarteirão. Dia após dia, lá está o homem estendido no chão. Ele é gordo. A fartura do peso até inspiraria saúde se o mau cheiro não lhe tirasse qualquer sinal de civilidade. Ele fede. Passo com os olhos baixos. Ele me olha. Sinto que ele me olha. E eu penso “por que esse homem, ainda tão jovem, está aí e eu aqui? Por que ele mora na rua e eu numa casa? Por que eu pude estudar e ele não? Por que eu posso ter um emprego e ele não?”. Eu sei o porquê. Todos nós sabemos. Nada mais me vem à cabeça senão injustiça.
Apesar da imagem de abandono, o homem tem doçura nos olhos. Não pede esmola, não conversa com ninguém. Não incomoda. Está sempre só, calado e entregue. Quase não tem roupa. O peito nu exibe a pele negra coberta por uma crosta de sujeira ainda mais negra que a pele. Ele anda descalço. Seus pés são grossos. Ele parece morto. Mas não, está vivo. Ele é alguém. Alguém como eu, como você. Um ser humano. Mas que por crueldade do destino cresceu na rua aprendendo a perder a esperança de que um dia isso vai mudar.

5 Comments:

  • At 2:04 PM, Blogger Renan Oliveira said…

    Para haver o equilíbrio das coisas, tem de existir sempre os 2 lados da moeda. O preto e o branco (cores), o dia e a noite, o pequeno e o grande, o rico e o pobre. Pena que este último seje tão doloroso para nós. E isto tudo graças a algo que nos foi imposto. O capitalismo. Tão cruel, frio, sanguinário, hunos do século XXI.
    No início somos como filhotes de tartaruga; mal nascemos, temos que ir correndo ao mar procurar abrigo, para que nossos predadores (leia-se americanos) não nos devorem. Lei da selva; Lei do sistema. Logo aos 3 anos, já temos que começar a estudar para sermos alguém na vida, e somos forçados a isso. Bom, mas se tudo um dia melhorar, por favor, só não se esqueçam de me acordar para desfrutar desta utopia.

     
  • At 3:36 PM, Anonymous Anônimo said…

    Oi Nanda,
    Que bom que você está com esse olhar aguçado para os problemas sociais. É incrível como nos anestesiamos para não sofrer e não se comover diariamente com tantos indigentes que cruzamos. Às vezes tem um garoto dormindo no chão, no frio e a gente passa ao lado como que pulando um obstáculo...triste, né? Uma loucura ver todo esse avanço tecnológico e pessoas ainda morrendo literalmente de fome. Gente estúpida !!!
    Bjs,

    Rafa

     
  • At 4:25 PM, Anonymous Anônimo said…

    Nanda!! Como lhe disse, estava para deixar um recdo meu no seu blog! Que vc continue expondo suas dúvidas e incorformismo com o mundo injusto, com os valores trocados, com os sentimentos dúbios, com o ser humano... Assim teremos sempre a chance de parar e refletir o mundo em que vivemos e tentar fazer do nosso redor um lugar um pouco mais digno. Por favor, escreva um sobre as eleições, estamos todos precisando debater este assunto!! Já sabes em quem votar?? Bjs, Luli

     
  • At 5:03 PM, Blogger Renan Oliveira said…

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

     
  • At 10:52 PM, Anonymous Anônimo said…

    É Lacombe...
    Duas cronicas seguidas sobre o mesmo problema. O abismo social. Ele acontece quando nos descuidamos do todo. Quando achamos que politica não é com agente. Aí vem os aproveitadores que mantém(ou pioram)o que aí está.
    Parabéns pela capacidade de se indignar. E é claro, parabéns pelo teu talento.
    Sempre!
    Beijos!

     

Postar um comentário

<< Home