Molhando as Palavras

Blog de curiosidades, opinião, crônicas e afins.

sexta-feira, agosto 25, 2006

O tempo de cada um


O tempo está passando rápido demais”. É o que todos dizem. As teorias são muitas. Os astrônomos dizem que é coisa de órbita, translação, rotação, etc. Os cientistas afirmam que são artimanhas do cérebro. Eu não sei. Pra mim, o tempo é amigo e inimigo, e sua velocidade depende do tempo de cada um. Quando estamos com pressa ele sempre falta. Quando nada temos pra fazer ele custa a passar. Não há regra. A causa/conseqüência está em você.
Tem gente que já nasce tão apressado que chega aos 50 achando que já fez de tudo. Outros seguem no compasso uma pouco mais lento e chegam aos 50 querendo fazer tudo o que ainda não fizeram. E pensam: será que ainda dá? Quando a velhice bate à porta o tempo é o da rotina. E pra muitos a contagem torna-se regressiva: um ano a mais é um a menos de vida.
Mas que diferença faz? A vida é apenas uma passagem. A gente nasce sabendo do fim. O que fazer entre um e outro é que nos diferencia diante do tempo. Traduzindo para o bom português na vida o que vale é atitude. Realizações são ambições naturais do homem. Quem as concretiza morre feliz. Quem as deixa de lado se despede do mundo pedindo pro tempo voltar. O caminho pode ser longo, sinuoso. Outras vezes até fácil demais. O fato é que quem dita os passos é a razão. Quem os deseja é o coração. O essencial é seguir a favor da maré. Não como um barco à deriva, mas como um bom marinheiro capaz de guiar o seu próprio destino.
Claro que nem sempre seguimos o rumo certo. Muitas vezes perdemos dias, meses, anos, pra conseguir acertar. Porém o erro jamais será esquecido. E o tempo nunca será um tempo perdido. Talvez por isso, nunca nos foi dada a opção de voltar. No correr das horas, o que passou, passou. E é no que estar por vir que se pode mudar a história.
Mas o relógio da vida é bem diferente deste que costumamos contar pelos segundos. Esse existe como orientação disciplinar. Serve apenas pra constatar que o homem perece, o mundo gira, o sol se põe, a noite vem, o dia nasce, e assim seguimos simultaneamente juntos. Já o relógio da vida nunca segue no mesmo compasso. Cada um tem o seu girando no ritmo dos próprios passos. Às vezes falha, mas nunca pára. Só quando a alma envelhece ou quando sentimos que já não temos mais sonhos pra sonhar.

4 Comments:

  • At 2:21 PM, Anonymous Anônimo said…

    Cara!! eu gostei taaaaaaaaaanto, mas taaaaaaaaaaanto que até botei um trechinho no meu profile do orkut (que importancia a sua hein dona Fernanda?) ta lá, assinado por voce!!
    continue escrevendo mais que eu to adorando!!

    beeijos!


    ps.: JA CLIQUEI NO ANUNCIO!!!

     
  • At 7:10 PM, Anonymous Anônimo said…

    Fala Fe.. aqui e o Fernas.. sempre que da dou uma lida nos seus textos.. voce escreve MUITO bem.. caraca.. gostei mesmo.. to acompanhando sim o seu blog.
    Parabems...

    Fernas... Australia

     
  • At 7:42 PM, Anonymous Anônimo said…

    Oi Nandalinda,
    Caraca, você mandou bem!!!
    Adoro ler seus textos, são bálsamos no meu fim de dia de ralação e correria. É isso mesmo vivemos como gatos correndo atrás do próprio rabo e esquecemos o que realmente é importante.
    Como dizia o Tim Maia, "não quero dinheiro, quero amor sincero".
    Os sonhos são o que nos move. Sabia que descobri que queria ser arquiteta aos trinta anos? E agora que estou pondo em prática tudo que aprendi, acho que ainda não sei nada e tenho muita sede de conhecimento. Sabe para que a gente trabalha tanto? Para poder ter tempo livre? Não é um contrasenso? Queria tanto ter tempo para tomar chuva na cara, rir mais de mim mesma...
    adoreeeeiii!
    beijoca

     
  • At 12:06 PM, Anonymous Anônimo said…

    oi nanda,

    quanto tempo!!!
    poxa fiquei muito feliz de passar por aqui....e me deparar com este texto lindo! vc escreve muito bem, palavras verdadeiras, sinceras, sensiveis....fiquei emocionada!
    que vc tenha muito muito tempo nessa vida pra escrever!!!
    ....o tempo é amigo da arte....
    bjs e saudades! gabi

     

Postar um comentário

<< Home