Molhando as Palavras

Blog de curiosidades, opinião, crônicas e afins.

sexta-feira, agosto 18, 2006

Roberto Marinho pra presidente do Brasil!

Hoje, recebi um mail, ou melhor uma troca de mails, um tipo de fórum virtual que foi criado a partir das declarações de Fred D' Orey. Pra quem não sabe, o empresário foi assaltado, sábado, na Linha Vermelha. Ele tinha acabado de chegar da África, e ia do aeroporto para casa. Junto com o carro, os bandidos levaram todos seus pertences pessoais além de material de trabalho, computador, enfim, muita coisa valiosa. Indignado, ele enviou um mail para os amigos, reivindicando uma atitude deles, dos cidadãos brasileiros. Como ele é amigo de muita gente famosa, o e-mail acabou virando notícia de jornal. Foram dois dias dedicados ao assalto a Fred D'Orey.
O fato me causa um certo desconforto. Principalmente com a imprensa que só dá ibope a reclamação de quem é famoso. Primeiro, porque, como ele mesmo diz em sua carta-protesto, o mesmo tipo de crime ocorre cerca de 80 vezes por dia na Linha Vermelha. Isto é, além dele, mais 79 pessoas passaram pelo mesmo constrangimento moral, abuso e violência. Segundo, porque crimes muito piores têm ocorrido na cidade. Basta olhar o jornal ou sair de casa. Terceiro, porque na posição de empresário de sucesso e indignado, Fred já poderia ter feito alguma coisa para mudar a situação do país que anda ruim não é de hoje. Mas, como a maioria dos brasileiros, a sua indignação chegou ao limite somente quando sofreu na pele o que milhões já sofrem diariamente.
Como diz o ditado "pimenta nos olhos dos outros é refresco". Fred parecia achar que o Brasil estava normal, tolerável, até ser assaltado na Linha Vermelha. E a imprensa, vendida, valoriza o caso como se fosse o único. Dá um espaço enorme para um assalto banal frente a tantos outros crimes que acontecem diariamente só porque o cara é conhecido. Será que até pra reivindicar algo no Brasil é preciso ser famoso? Então, é fácil. Vou pegar meu mailing com o nome de todos os artistas da Rede Globo e mandar um mail em protesto contando que meu carro foi arrombado em pleno Leblon, às 12h, pra ver se alguém faz alguma coisa por mim.
De forma alguma sou contra a atitude de protestar e chamar a atenção das pessoas. Ele tem todo o direito de fazê-lo e acho que pelo visto está colhendo bons frutos. Pelo menos sacudiu a cabeça de alguns. Concordo, inclusive, com todas as suas queixas. E sei que sua intenção nem era sair do jornal, já que ele mandou uma mensagem apenas para os amigos. O que me chama a atenção é seu tempo/limite. Tanta gente morrendo em chacinas, com tiros perdidos, seqüestros relâmpagos, em ônibus queimados, e só agora, quando ele é a vítima, a situação do país o amedronta? Desse jeito, todos os intelectuais, artistas e formadores de opinião terão que sofrer algum atentado pra que as coisas mudem. "O cerco está se fechando", diz ele. Eu também acho, só que ao meu ver já se fechou há muito tempo. E não porque os ricos andam sendo assaltados em plena Zona Sul a luz do dia. Mas porque, há décadas, existe uma esmagadora maioria vivendo na miséria.
Não é a primeira vez que digo isso aqui. E provavelmente não será a última. O brasileiro já esqueceu há muito tempo o que é viver em sociedade, o que é brigar por direitos iguais, lutar por um bem comum. Há muito tempo que somos cada um por si. E esta indignação do Fred vem provar porque o Brasil não vai pra frente: porque a gente precisa primeiro experimentar a dor para depois tentar agir. E quando pensamos em agir, não sabemos como nem o que fazer. E então, mais uma vez o discurso vira demagogia. Será que teremos que esperar todos os supermercados da Zona Sul serem saqueados, os prédios serem invadidos para que toda a população se dê conta que o problema é grave e é de todos? O egoísmo é o maior inimigo da sociedade. Por isso estamos como estamos.
Claro que há sempre um ponto de partida. Quem sabe agora que os famosos ficaram tão ofendidos a gente encontre alguma solução. Quem sabe depois dessa, até milagres aconteçam, e o Roberto Marinho, sensibilizado, ressuscite em nome da classe pra se candidatar a presidente da República! Aleluia Senhor!

3 Comments:

  • At 12:54 PM, Blogger Renan Oliveira said…

    Coisas como essas acontecem simplesmente por que aqui no Brasil (em especial no RJ) a desigualdade social é imensa. Se um cara da zona sul pode comprar sei lá, um nike de 300 molas, pq o pobre não? Ai parte pro caminho mais fácil; o roubo. Que gera desconforto, que gera violência, e que muitas vezes acabam em morte.
    As estatísticas estão ai para comprovar. Todos os dias morrem cerca de 200 pessoas em São Paulo, (sem contar acidentes de trânsito) vítimas da violência. Aqui no Rio não fica por menos. Saímos de casa com medo, nos trancafiamos em verdadeiros arranha-céus-general, com câmeras, seguranças e todo um aparato montado. O que é isso? Vivemos numa guerra sem fim. Quando eu era menor, via pela tv o tal cartel de Cali e Medellin, e dizia que ali era o único lugar do mundo que eu não quria estar. E hoje? O Rio está igual ou pior a essas cidades colombianas. A guerra civil está espalhada. Até o dia "X", onde os oprimidos e espremidos da classe média tomarão alguma atitude. GUERRILHA JÁ!!!

     
  • At 1:16 PM, Anonymous Anônimo said…

    Fala Lacombe,

    Eu adoro o teu blog e já até roubei o 'molhando as palavras' (dando a fonte!) quando fui tomar um chopp outro dia com meus amigos. Estou escrevendo hoje porque na verdade eu lembrei de você e do MaP logo ANTES de entrar no meu email e ver que você tinha chamado pra ver os novos posts. Sei lá, cada dia mais acredito nestas conexões tidas pelos céticos como inexistentes, então estou dando um pulinho aqui pra te dar um 'oi', só pro caso do destino estar chamando mesmo...

    Nem preciso comentar sobre a tua visão a respeito do email do Fred -- concordo plenamente com você, e daqui da China já tinha pensado na mesma coisa quando o recebi da terceira pessoa diferente no mesmo dia. Meio de longe atualmente, continuo torcendo pra que a gente (brasileiros, perto ou longe) tome jeito e ajude a tirar o Brasil deste poço de lama em que se encontra. Acho que a longo prazo e pra resolver de vez, só com muita educação pra todos -- e pra chegar nisso, só realmente nos incendiando contra este status quo que lentamente nos afunda e cobrarmos, nem que seja na porrada, uma mudança no Governo e nos costumes.

    Só que antes disso, tem um passinho a mais: aqui em Hong Kong tem um restaurante de comida natural chamado Life Cafe, tudo vegetariano, orgânico e sem práticas predatórias, que vende baratinho uma camiseta linda com os dizeres "Be the change you want to see in the world." Amém.

    beijo
    chico

     
  • At 1:46 PM, Anonymous Anônimo said…

    Fala Lacombe,

    Eu adoro o teu blog e já até roubei o 'molhando as palavras' (dando a fonte!) quando fui tomar um chopp outro dia com meus amigos. Estou escrevendo hoje porque na verdade eu lembrei de você e do MaP logo ANTES de entrar no meu email e ver que você tinha chamado pra ver os novos posts. Sei lá, cada dia mais acredito nestas conexões tidas pelos céticos como inexistentes, então estou dando um pulinho aqui pra te dar um 'oi', só pro caso do destino estar chamando mesmo...

    Nem preciso comentar sobre a tua visão a respeito do email do Fred -- concordo plenamente com você, e daqui da China já tinha pensado na mesma coisa quando o recebi da terceira pessoa diferente no mesmo dia. Meio de longe atualmente, continuo torcendo pra que a gente (brasileiros, perto ou longe) tome jeito e ajude a tirar o Brasil deste poço de lama em que se encontra. Acho que a longo prazo e pra resolver de vez, só com muita educação pra todos -- e pra chegar nisso, só realmente nos incendiando contra este status quo que lentamente nos afunda e cobrarmos, nem que seja na porrada, uma mudança no Governo e nos costumes.

    Mas aqui em Hong Kong tem um restaurante de comida natural chamado Life Cafe, tudo orgânico e sem práticas predatórias, que vende baratinho uma camiseta linda com os dizeres "Be the change you want to see in the world." Amém.

    beijo
    chico

     

Postar um comentário

<< Home