Molhando as Palavras

Blog de curiosidades, opinião, crônicas e afins.

terça-feira, agosto 29, 2006

A nova música popular brasileira

A música brasileira continua linda. E mais viva do que nunca. Durante algum tempo a mídia questionava se a mpb teria novos talentos. Nomes que fossem capazes de continuar o que Caetano, Chico, Edu, Tom, Nara, Vinícius, Gil, Bethânia, Elis, Gal, Milton, entre tantos outros começaram décadas atrás. A resposta é sim! Tem muita gente bacana por aí querendo mostrar sua música. Pena que a própria imprensa esquece-se disso. Ignora e não dá espaço pra que eles divulguem seu trabalho. Tive essa constatação ontem durante o lançamento do Sesc Mistura Sound, um projeto do Sesc em parceria com o Mistura Fina e a Modern Sound que vai apresentar 28 novos nomes da música brasileira, que vem se destacando nos últimos anos.
O show começou com a apresentação irreverente do baiano Zeú Britto. Poeta, ator e músico, Zéu faz uma mistura de seus talentos, e de forma performática canta músicas de humor refinadíssimo. Em seguida, foi a vez do Bossacucanova subir no palco. O grupo não tem nada de novato. Já está na estrada há um tempo, e quem foi lá ontem pôde assistir de camarote um show de primeira linha, com músicos de excelente qualidade que faz música boa para qualquer ouvido. Misturando o eletrônico com a bossa nova, eles representam a síntese da música brasileira contemporânea. Esta que tende a misturar ritmos e sons de diferentes linguagens.
E a receita dá certo. Marcelinho Da Lua, Rodrigo Sha, Marcio Menescal, Alexandre Moreira e o percussionista (não sei o nome dele e não encontrei uma matéria que me informasse) formam um quinteto afinadíssimo, onde todos sabem muito bem desempenhar o seu papel. Pra completar, o vocal ficou por conta da Cris Delanno, considerada uma das três melhores vozes nacionais da atualidade. Eles pareciam se divertir no palco. E com certeza estavam. A descontração era tanta que ao final, no improviso, alguns cantores que irão participar do evento subiram no palco para uma canja.
E lá estavam todos os novos talentos da mpb reunidos sem nenhum jornalista se quer pra poder contar depois. Lamentei muito a ausência da imprensa, pois acho que o jornalismo de hoje peca pelo conservadorismo. Não arriscam. Não bancam. Vão sempre no certo, no feijão com arroz. Se Marisa Monte faz show, ela será capa de todos os cadernos de cultura. Se Chico espirra está lá toda a imprensa interessada em saber o motivo. Agora, quando cerca de 30 artistas se reúnem num único evento ninguém vai lá pra saber do que se trata.
Acho uma pena. E por isso faço minha parte. Afinal, os consagrados já têm seu público e sua história. Não precisam tanto da mídia como os que estão "iniciciando" carreira. É preciso valorizar essa gente. Nomes que estão renovando o cenário da música brasileira.Cantores, instrumentistas, ritmistas que beberam na fonte dos clássicos, adicionaram um toque de modernidade, e dão continuidade ao cenário da música nacional. Isto é, provavelmente os artistas que daqui a 10 anos vão garantir que os jornais tenham assunto pra colocar na capa.
ps:Queria dar o serviço e a programação pra vocês, mas infelizmente não saiu em nenhum lugar ainda. O que sei é que o Gabriel Moura abre o evento, dia 04, na Modern Sound.Os shows serão sempre às segundas, ou lá ou no Mistura. Então, basta ver a programação desses locais.