Molhando as Palavras

Blog de curiosidades, opinião, crônicas e afins.

quarta-feira, setembro 13, 2006

O preço da indiferença

Hoje a miséria bateu na janela do meu carro. Hoje senti o preço da minha indiferença. Hoje percebi a raiva nas mãos de quem se sente ignorado pelo poder. Foram dois socos em punho para me chamar atenção. Numa cadeira de rodas, o mendigo parecia um gigante. “Me dá um dinheiro aí”, pediu com um gesto. Fiz que não com a cabeça. Ele me pediu mais uma vez. Repeti o não. Virei a cara para ver se o sinal abrira. De rabo de olho percebi que ele ia embora, mas hesitou. Continuou parado ao lado do meu carro. Voltei a olhá-lo. Dessa vez, gesticulando, ele dizia que não queria dinheiro. Queria que eu abrisse a janela e o ouvisse. Não o atendi. Neste momento seu semblante já não era o de quem pede. Sua atitude era ameaçadora.
Foi quando ouvi um grande soco no meu vidro. O olhei assustada e ele continuou a gesticular como quem diz “abre essa janela agora sua rica metida. Me dá seu dinheiro. Esse que você tem e eu não tenho. Esse que você esconde sentada nesse carro ouvindo seu walkman”. De repente, outro soco ainda mais forte. Achei que o vidro fosse estourar tamanha era sua agressividade. Minha única reação foi buzinar pra ver se o assustava. Ele não se moveu. Com o rosto colado no meu vidro me ameaçava. Continuei buzinando. Felizmente o carro da frente andou. O homem da cadeira de rodas ficou pra trás enquanto meu corpo todo tremia por dentro. Assustada, errei o caminho. A sorte é que já estava próxima do trabalho. Quando estacionei, ainda sob o efeito do susto, pensei o quão cara pode ser nossa indiferença. Talvez pudesse ter me machucado. Talvez ele tivesse me assaltado só pelo fato de não tê-lo atendido. Talvez eu não estivesse mais aqui pra contar. E talvez ele só queria mesmo um pouco de atenção. Mas o que fazer diante desta realidade? Nos proteger ou ser solidário? Infelizmente senti medo. E percebi que a cada dia este temor tem me roubado a piedade.

15 Comments:

  • At 5:07 PM, Anonymous Anônimo said…

    Nanda, mas também, fazer o quê?
    Não dá pra abrir mais o vidro e acreditar que as pessoas estão alí apenas para pedirem ajuda. Se fosse isso você não teria recebido dois socos no seu vidro. Vivemos com medo, essas pessoas também, cada um do seu lado.
    Não estou escrevendo aqui pra mostrar uma solução porque infelizmente eu a desconheço, apenas posso afirmar que sou uma das muitas pessoas que vivem a indiferença do medo, porque no fundo acho que nossa atitude vêm daí, do medo de cada dia.
    Bjo

     
  • At 5:11 PM, Blogger Renan Oliveira said…

    Eu lhe digo o que fazer. Continue ignorando. Quer dinheiro? Vai trabalhar porra... voce não trabalha? Então...vai arrumar o que fazer...
    Eeste caso em especial até desconsidero um pouco,pois se tratava de um deficiente. Agora, tem gente usa o artifício "profissão mendigo". Sai bem cedo todos os dias de cidades periféricas, e vão com a habitual "cara de dar dó", para onde moram as elites. Que belo ofício hein? Na minha rua, por exemplo, tem um mendigo que está la há uns 10 anos. Acha que ele tá la por que? Se ele tivesse fome e não tivesse o que comer, não aguentaria 2 semanas. Tá la por que tem um monte de idoso que sustenta o vagabundo por pena...Pena eu tenho é de mim e de quem é honesto. Ele é tão fdp, que as vezes tá com um maço de cigarro nas mãos. Ué? quer dinheiro pra que então? Agora, oferece um emprego pra ver se ele aceita? Duvido.Não confio em niguém neste mundo. De bem-intencionados o inferno já está cheio, e quem sabe até abrindo uma filial lá embaixo pra escoar.
    Em cidades como Curitiba, há placas dizendo "não dê dinheiro no sinal". É como diz um antigo filósofo mexicano - "Dar acostuma as pessoas a vadiagem". Ao invés de dar o peixe, ensine-o a pescar. Esse é o problema. Todo mundo que tudo fácil, na mãozinha, sem nenhum esforço. E se voce num er, ainda é egoísta ou pão duro. Capitalismo Selvagem, Lei da selva.

     
  • At 5:33 PM, Anonymous Anônimo said…

    Interessante o comentario do Renan. Eu achava que eu era extremo, mas esse maluco é casca grossa. Ja teve um tempo que eu achei que o melhor seria na calada da noite dropar uma bomba na "favela". Nao pelo lugar ou as pessoas que la habitam, e sim por pensar que o fim justifica os meios.
    Estamos defronte de uma sociedade em que os bem de vida tem uma taxa de natalidade Europeia; praticamente nao cresce. Enquanto isso, a parte maior cresce a niveis Africanos, ou seja, cada vez vai ficar pior. Nao tem distribuicao de renda que restista, nem Bolsa Esmola resolve...
    Nao sou pessimista, pelo contrario, sou muito otimista, mas infelizmente se voce entrar no Google Earth e pensar um pouco em como sua cidade se parece de cima, vai perceber que o "cancer social" se alastra a passos largos.
    Eu pessoalmente ando de janela aberta, entao o boxeador de rodas teria passado seu recado, e provavelmente escutado um "to sem trocado irmao" ou "hoje ta dificil". Ate porque ta dificil mesmo, nao no nivel dele, mas como o Renan mesmo disse, ele come e fuma, so nao paga Gasolina, IPVA, Light, CEG, aluguel, etc...

     
  • At 5:33 PM, Anonymous Anônimo said…

    Interessante o comentario do Renan. Eu achava que eu era extremo, mas esse maluco é casca grossa. Ja teve um tempo que eu achei que o melhor seria na calada da noite dropar uma bomba na "favela". Nao pelo lugar ou as pessoas que la habitam, e sim por pensar que o fim justifica os meios.
    Estamos defronte de uma sociedade em que os bem de vida tem uma taxa de natalidade Europeia; praticamente nao cresce. Enquanto isso, a parte maior cresce a niveis Africanos, ou seja, cada vez vai ficar pior. Nao tem distribuicao de renda que restista, nem Bolsa Esmola resolve...
    Nao sou pessimista, pelo contrario, sou muito otimista, mas infelizmente se voce entrar no Google Earth e pensar um pouco em como sua cidade se parece de cima, vai perceber que o "cancer social" se alastra a passos largos.
    Eu pessoalmente ando de janela aberta, entao o boxeador de rodas teria passado seu recado, e provavelmente escutado um "to sem trocado irmao" ou "hoje ta dificil". Ate porque ta dificil mesmo, nao no nivel dele, mas como o Renan mesmo disse, ele come e fuma, so nao paga Gasolina, IPVA, Light, CEG, aluguel, etc...

     
  • At 5:59 PM, Blogger Renan Oliveira said…

    Em tempo:
    1- ainda podemos levantar hipóteses de como esse cara ficou deficiente. Será q tomou um tiro por ai quando fazia merda? Bom, tem um cara que conheço que é cadeirado e é um tremendo bandido, vive nas ruas, trafica, faz o diabo. Ai tu chega e da dinheiro prum puto desses?...Faz-me rir.
    2- Ser deficiente não é desculpa pra sermos dignos de pena. Tudo bem, é dificil o mercado de trabalho para gente normal, para portadores de necessidades especiais então nem se fala. Mas daí a roubar. Que seje uma pessoa honrada e tente. Ue, ele não é o tal "brasileiro que nao desiste nunca?" vai fundo.
    3- atenção mulheres. recebi um e-mail dizendo que esses menininhos de rua, os que chegam borrifando água e sabão por algum troco, estão jogando ácido em motoristas do sexo feminino, que andam sozinhas, na lagoa-barra. então muito cuidado pra não ficarem deformadas. já tiveram casos até de cirurgia reparadora.
    4-luis, se vc me acha radical, te convido pra ver meu blog - www.ateopontofinal.blogspot.com (calma fernanda, nao é propaganda nao ta, ate pq linkei teu blog la no meu) e ler o meu ultimo artigo "A cidade que não é mais nossa" e voce vai ter a convicção que só viu a ponta do iceberg quando ler o texto e os comentarios. abraços

    E ai fernanda, ainda está indecisa em abrir ou não o vidro?

     
  • At 1:50 PM, Anonymous Anônimo said…

    EH o q eu falo...tem q detetizar essa raça toda!! Ai c eu estou num carro eh um cara faz isso comigo, eu desco d carro e arregaço o mendigo, ai ao inves d ser so paralitico, vai virar tetraplegico!!
    Como o Renan disse do filosofo mexicano (D, Ramom) "dar acostuma a vadiagem", eh a maior verdade!!

    Outro dia saiu no globo uma materia de um menino de profissao "mendigo" que tirava 1000 reais + ou - por mes, e na mesma materia dizendo q um professor ganhava em madia 450...vo falar mais o q? Eu e q nao do dinheiro pra esse bando de vagabundo!

    Flw..ate mais.

     
  • At 2:21 PM, Anonymous Anônimo said…

    Temo comentarios como o do Renan e de seu amigo Gabriel. Nao por discordar, mas por serem legitimos.

    Cada vez mais cresce no intimo das pessoas o sentimento de que a limpeza social eh a solucao. a questao eh que cresce em silencio e daqui a pouco, legitimaremos movimentos extremistas como o nazismo.

     
  • At 3:11 PM, Anonymous Anônimo said…

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

     
  • At 3:17 PM, Anonymous Anônimo said…

    Grande Renan,

    Li teu Blog, mas nao sei porque, achei mais light do que seu comentario sobre o Mike Tyson de rodas. Concordo com tudo o que voce disse, mas simpatizando com o Bola de Fogo (Zedu), acho que ja faz muito tempo que ventilar, reclamar e montar guerillas nao funciona mais. Temos que protestar sim, reclamar sim, mas propondo solucoes.

    A cidade nao e nossa, talvez nem nossa casa aparelhada com sensores infra-vermelho e cameras de vigilancia. Pobre da policia que mesmo se fosse honesta, nao teria como enfrentar o Fernandinho Beira-mar de AK-47 com seus ,38 de 1975. Com perigo de soar banal, digo a voce amigo protestante, que convenca seus amigos a escolher bem (o menos pior) nesse outubro.

     
  • At 3:17 PM, Anonymous Anônimo said…

    Amigo de Renan, se sentimos raiva e achamos que outros nao tem oportunidades, entao talvez devessemos abracar a ideia de cada um tentar dar alguma oportunidade para pelo menos Um futuro mendigo esmolento.
    Nao basta reclamar, chorar e qrr q os outros facam alguma coisa. Entra na onda amigo. Dropa ela e e vai pelo menos tentar mudar alguma coisa...
    Thiago

     
  • At 3:27 PM, Anonymous Anônimo said…

    Quanta polêmica... limpeza, higiene, cuidado pessoal!!60 anos atrás apareceu um alemão com estas idéias... Pobreza se combate com desenvolvimento econômico, melhor distribuição de renda, reforma fiscal, desburocratização do governo e justiça rápida e eficiente. O problema é o estado de letargia que todos nós nos encontramos, todo mundo cético não achando mais possível promover mudanças. Falar que o cara é vagabundo é fácil. 'Deve ser revoltante mesmo ver toda essa desigualdade pelo outro lado da moeda.
    Bjs,

    Rafa Bezze

     
  • At 3:49 PM, Anonymous Anônimo said…

    É minha gente... quem são vcs, somos nós, para julgar a realidade dos outros. Nascer do outro lado certamente é mto diferente. Nascer sem oportunidade de nada. Não há como generalizar, nem pra um lado e nem pro outro, mas não tem como negar a injustiça que nos cerca. Bjs, Tilde

     
  • At 5:01 PM, Anonymous Anônimo said…

    Triste, triste, chegarmos a este ponto, com tante gente desiludida, descrente no ser humano- são frases feitas, lugares-comuns, mas nunca é demais repetir o óbvio quando ninguém parece ver. Esta situação é o ovo da serpente, assim começa o nazi/fascimon. Os carecas do ABC e da Europa que atacam negros, bichas, mendigos, poderiam assinar alguns desses comentários. É um direito se proteger, e bom que nos indignemos, mas não generalizem, não generalizem, pelo amor de Deus, se é que a raiva deixe pensar em Deus e no amor- outra frase feita, outro lugar comum. Mas assim que é. Banal.

     
  • At 5:13 PM, Anonymous Anônimo said…

    AO "anonimo" "Rafe Bezze"

    Em primeiro lugar, Hittler nao era Alemao , e sim Austriaco...em 2 lugar nao acho q deviam "limpar" a sociedade desse jeito q o AUSTRIACO Hitler queria, mas eu acho o cumulo do absurdo, o cara quase quebrar o vidro da garota pq ela nao quis dar esmola...moro num condominio aki na barra , nao so rico, moro num apartemento simples, mas no meu condomio, tem a parte de casa....e la tem um cara que tem uma mercedez conversivel eh uma ferrari!!! acho q eu vo la roubar o carro dele!! o q q tem ne?? afinal ja q eu nao tenho eu roubo, facil!! dps eu culpo a desagualdade social o vcs, todos os "sociologos" d plantao me defendem dizendo q eu nao tinha eh q ele tinha os carros, q a obrigaçao dele era de me dar 1....e nao eu d correr atras para ter um!! ne??

    quer saber?? acho q vo roubar um banco!! foda-se... dps eu falo q sou a vitima e choro e apareco no noticiario (falcao, o meninos d condomino q roubam) chorando e todo mundo fica com pena de mim e me da um carro!!

    tomara q de certo!!! c der t dou uma carona...

     
  • At 5:17 PM, Blogger Renan Oliveira said…

    Não sou nazista, e odeio discriminação, mas sou contra a violência. E certa vez, ouvi a frase de um general: a paz só se conquista com a guerra. Claro que não estou convocando niguém para isso, muito menos sairei com uma arma na mão e matando todos. Mas antigamente eu pensava igual a voces, e tinha pena dos menos favorecidos. E cheguei a conclusão que temos que viver cad um por si e Deus por todos. Não confie em niguém. Nós, brasileiros, não estamos nem um pouco acostumados a viver em democracia. Deram a tão cobiçada liberdade, e o que foi que aconteceu? Esta merda que está aí... Adicione a isto as leis frouxas que existem, e pronto. O paraíso da bandidagem.
    E peço que não se enganem com essa história de que com o voto podemos mudar a situação. Já começa que o voto é obrigatório...ué, isso não vai contra os princípios de democracia? Eu queria, como brasileiro, ter esperanças de que tudo um dia fosse melhorar para todos. Mas não podemos nos esquecer de que os políticos só querem é deixar a população "burra" e dependente. Pq esses pilantras só querem o nosso voto e mais nada. Ou vcs acham que eles querem instruir o povo, para que possam entender como todo o sistema funciona, e perderem seus cargos? Somos terceiro mundo minha gente, não somos nem um pouco desenvolvido, tampouco evoluídos. Querem um conselho? Mudem de país. É pro bem de voces. Não sou anti-patriota não, mas quero ter a certeza de que um dia vou pagar meus impostos, e direito a recebe-los corretamente, como deveria funcionar uma sociedade. É triste ter que falar e admitir isso...Moramos em uma privada....e é bom sair logo antes que alguém dê a descarga.

     

Postar um comentário

<< Home