Molhando as Palavras

Blog de curiosidades, opinião, crônicas e afins.

segunda-feira, setembro 04, 2006

Ou isto ou aquilo

Após um período de turbulências estou de volta. E pra começar, resolvi tirar do rascunho o texto sobre as dúvidas. Para mim, elas são como portas abertas nos indicando caminhos diversos e impossíveis de saber onde irão dar. Estão ali, com um ponto de interrogação cravado e piscando pedindo para que tomemos uma decisão. O problema é que às vezes elas são tantas que tudo vira uma grande bagunça. Os pensamentos se confundem, razão e coração não se entendem, e nada mais parece fazer sentido.
A única certeza é que a vida seria bem mais fácil se as escolhas fossem óbvias ou se não tivéssemos que fazê-las. Só que Deus quando criou o homem tratou de dar-lhe a consciência. Essa maldita e maravilhosa dádiva de raciocinar, questionar, criar e, como não dizer, censurar. Uma espécie de provação divina para que o homem mereça habitar este mundo a princípio concebido como paraíso. Resumindo, a razão é a causa de todos os nossos problemas. Ou melhor, dilemas. Se fôssemos de qualquer outra espécie diferente da Homo sapiens a vida seguiria naturalmente, por si só, sem tantos poréns e porquês.
Sendo nós, no entanto, seres complexos, nada é tão simples assim. Ir para um lado pode significar nunca mais conseguir chegar ao outro. E ir para o outro pode até ser melhor no futuro, mas agora parece totalmente descartável. E então, como decidir? Há quem diga que o ideal é seguir a voz do coração. Ou será da razão? Que dúvida. É tão difícil saber. Por isso escolher às vezes é tão doloroso.
Mas a vida é feita de escolhas e querendo ou não temos que lidar com elas. Diariamente, desde as mais simples as mais complexas, são as escolhas que escrevem nossa história. E enquanto uns gostam de arriscar, outros preferem ponderar. O grau de ousadia é o diferencial. Há os que se jogam de cabeça sem temer o tamanho do risco. Há os que temem, mas que mesmo assim arriscam com medo de se arrepender por não tentar. E finalmente há os que não arriscam de jeito nenhum, pois apostar no incerto é se atirar no precipício sem chances de se recuperar. Seja como for, a decisão deve ser tomada. E assim vamos construindo nossos destinos e nossas sinas.
O mais intrigante é que nunca teremos certeza do que seria mais correto. Mesmo que nos demos mal depois, ninguém pode garantir que o melhor teria sido o outro. Não dá pra saber. São muitos "se" no meio do caminho. Condição que transforma o aparentemente certo em mera suposição. Os erros nos levam aos acertos. E com certeza ninguém viverá sem fazer uma escolha errada. Neste caso, cheguei à conclusão que o melhor é aceitar que certo e errado serão sempre faces da mesma moeda. E que pra existir é preciso optar. Não tem como fugir do jogo. É pegar ou largar. É viver ou deixar de viver.
E você, qual vai querer?

8 Comments:

  • At 1:55 PM, Anonymous Anônimo said…

    Agradeçamos ao fato de termos dúvidas.
    Sinal de que temos opções.
    Ter opções é ter liberdade de escolha.
    Muitos passaram por aqui, e não a tiveram ...

     
  • At 2:42 PM, Blogger Renan Oliveira said…

    Confesso que quando recebi o e-mail, fiquei em dúvida "se" abria ou não teu blog. Quando li, pensei duas vezes em postar ou não um comentário.(brincadeira)
    Bom, as escolhas fazem parte da vida de todos nós. Às vezes paro pra pensar, e me lembro que existiram dias que eu queria viver novamente; mas também houve aqueles em que eu não gosto nem de lembrar...todo mundo é assim...o gostinho de ter feito ou não aquela coisa é a graça da vida...senão seríamos todos iguais e chatos. Acho que não existe o certo ou o errado. Voce é quem julga. Se para alguns tudo que é proibido é imoral, ilegal, ou engorda é bom, então que seja.

     
  • At 7:01 PM, Anonymous Anônimo said…

    Nandalinda, adorei!
    Seu texto me parece muito familiar, muito próximo dos meus questionamentos.
    Se jogar ou não se jogar? Já me joguei várias vezes, no trabalho, no amor, as vezes vale a pena, as vezes machuca muito e demooooora para curar...
    Eu decido sempre a escolha que me faça feliz. Simples como isso.
    bj

     
  • At 10:09 PM, Anonymous Anônimo said…

    Ihhhh Nanda, vc andou vendo aquele filme "Quem somos nos"?
    Bj Leti

     
  • At 12:35 PM, Anonymous Anônimo said…

    Fe, nem me fale de indesicoes, duvidas... So uma certeza, no fim tudo da certo! Bjs e saudades, Tati Leme

     
  • At 1:11 PM, Anonymous Anônimo said…

    Se eu chorei ou se eu sorri, o importante é que emoções eu vivi!!!!!
    PS-Esse "Quem somos nós?" é um filme de comédia??Hahhahahaha...
    Bjs
    Carolita

     
  • At 10:39 PM, Anonymous Anônimo said…

    Eu prefiro viver. Mas se alguém tiver a balinha que mostra os caminhos "certos", me oferece uma aí.
    Beijo, Tildinha.

     
  • At 8:00 PM, Anonymous Anônimo said…

    O medo de amar é o medo de ter de escolher com acerto e precisão a melhor direção...
    Gx

     

Postar um comentário

<< Home