Molhando as Palavras

Blog de curiosidades, opinião, crônicas e afins.

quarta-feira, setembro 20, 2006

Eu me amo

“É impossível ser feliz sozinho”, diz Tom Jobim em sua música "Wave". Discordo. Aliás plenamente. Meu lema de vida é o famoso provérbio “antes só do que mal acompanhado”. Prefiro muito mais a liberdade e a mim mesma a estar com alguém apenas por conveniência. Não há carência que me faça refém do comodismo. Para isso é que existem amigos, livros, cinema, teatro, praia, enfim, o mundo. Na verdade, estar solteiro ou casado é muito mais que um estado civil. É um estado de espírito.
Tem gente que passa a vida inteira acompanhado, mas no fundo comporta-se como um verdadeiro garanhão sem dono e sem compromisso. Outros têm sempre alguém ao lado, mas vivem mergulhados na solidão. Tem gente solteira por aí que está com o coração mais fechado do que nunca sem chances de relacionamento. Tem também aqueles que estão solteiros apenas por uma questão de circunstância. Aproveitam por um tempo a liberdade e logo depois voltam pro ninho. E há aqueles que juram, acreditam estar disponíveis, mas no fundo o que preferem é estar só. Enfim, os exemplos são muitos. E o que eles provam é que não importa a companhia. E sim o que o coração sente.
De fato o amor é cercado de mistérios que jamais serão desvendados. Solteiro ou casado estamos sempre sujeitos ao fracasso. Os primeiros têm a clara convicção que a culpa é deles. Se não conseguem encontrar um par é porque devem estar fazendo algo de errado. O interessante é que os do segundo grupo também têm a mesma opinião. Mas pela razão contrária: a de não conseguir levar um relacionamento adiante. Isto é, no lugar da esperança vem a frustração.
Na minha opinião muito pior que estar sozinho é amar incondicionalmente. O amor cego e em excesso tende a transformar-se em dependência. Pior, à anulação do próprio eu. O outro está sempre em primeiro lugar. Ao invés da troca, submissão. E quando se dá conta, quando o amor acaba, não têm amigos, identidade e opinião. Olha pro lado e não tem nada. Todos seguiram. Todos passaram porque deixou.
Por isso, se você faz parte do grupo dos solitários a procura, não se preocupe. Nem tampouco sinta-se diminuído porque não tem um relacionamento estável. Lembre-se desses outros que nem se arriscam a viver sozinhos. Ou esses que perdem a auto-estima e projetam toda a felicidade no parceiro. É muito possível sim viver feliz sozinho. Aliás, este é o grande desafio. Pois a felicidade a dois só é possível se cada um estiver satisfeito e pleno, antes de tudo, consigo mesmo.

10 Comments:

  • At 12:18 PM, Anonymous Anônimo said…

    concordo com você e citarei a Marisa:
    "quem foi q disse , q é impossivel ser feliz sozinha...eu durmo sereno e acordo com o canto dos pasarinhos"
    .......

     
  • At 3:03 PM, Anonymous Anônimo said…

    CONCORDO!

    OTIMO TEXTO!
    BEIJOS!

     
  • At 4:11 PM, Anonymous Anônimo said…

    O que que o Renan acha disso?

     
  • At 4:35 PM, Blogger Renan Oliveira said…

    Concordo com vc tbm fernanda. Claro que Tom apenas compos uma música, mas isso não quer dizer que seje inteiramente verdade. É possível sim ser feliz sozinho.
    A maior prova disso são casais que se aturam, e estão juntos só por causa de filhos, situação financeira, ou seja lá qual for o motivo. O importante é ser feliz, solteiro ou casado é uma conseqüência.

     
  • At 4:54 PM, Anonymous Anônimo said…

    também concordo, e adorei a sensibilidade do seu texto, Nanda!
    Eu, pelo menos, sempre peso na minha balança a LIBERDADE. Nosso parceiro tem que amar nossa liberdade, senão isso não é amor: é posse, poder, frustração, um monte de coisa...

    Estou solteira e Super feliz!

    beijo grande da prima

     
  • At 11:00 PM, Anonymous Anônimo said…

    para mim existe uma enorme diferença entre sentir solidão e estar sozinha. solidão é quando nos perdemos de nós mesmos, quando sentimos um vazio da alma, ficamos ocos por dentro.
    estar sozinho ,não sei o que é isso a muito tempo, pois estou sempre acompanhada de mim mesma. por isso estou ralando muito pra ser uma pessoa melhor, pois esse casamento sim, é eterno e nem a morte separa...
    fico feliz de vc ter encontrado seu caminho pra entrar em contato com essa plenitude. uma energia muito boa que nos preenche em todos os sentidos, bem vinda ao clube.
    Namastê

     
  • At 2:05 PM, Anonymous Anônimo said…

    Nandinha,

    ainda serei a sua agente!!Muito bom o texto, e me impressiona _ um pouco, já que a conheço_ a segurança e a sapiência em alguém tão jovem.
    Love y,
    Maricota.

    leia o livro da Scarlet Moon sobre o irmão dela, o Roniquito, nem tanto pelo texto em si, mas pelas histórias e por um intelectualidade que nos é familiar, mas oa mesmo tempo, a cada dia mais distante.

     
  • At 12:45 AM, Anonymous Anônimo said…

    "...E quando escutar um samba canção
    assim como
    Eu preciso aprender a ser só
    Reagir
    E ouvir
    O coração responder:
    Eu preciso aprender a só ser..."
    Gil
    Bj

     
  • At 12:31 PM, Anonymous Anônimo said…

    Nandalinda,
    Adorei que você me cobrou um comentário, estava sem tempo.
    É claro que me identifico com seu texto, é assim mesmo que me sinto: Livre, sem medo da solidão, com meus livros, cds e amigos. E ainda tem o trabalho, as viagens e meus filhos lindos.
    Então não tenho tempo para sofrer. Porque eu escolho ser feliz, e o parceiro bom vai aparecer um dia...mas tem que ser bom.
    bj

     
  • At 10:05 PM, Anonymous Anônimo said…

    Nanda, impressionantemente bom seu texto. Vc colocou em palavras o que penso e sinto.

     

Postar um comentário

<< Home