Molhando as Palavras

Blog de curiosidades, opinião, crônicas e afins.

terça-feira, setembro 26, 2006

Eleições 2006

Estamos próximos de mais uma eleição presidencial e desta vez confesso que a indecisão continua sendo o meu voto. Sempre apostei no PT. Sempre fui de esquerda. Então, mal ou bem era fácil escolher. Mas e agora? Diante de tantos escândalos de corrupção, diante da omissão de Lula, diante de tanto cinismo, o que fazer? É inconcebível pensar que Lula será reeleito no primeiro turno mesmo com todas as provas contrárias à sua honestidade. Sua vitória é o mesmo que legitimar o roubo. É confessar que o brasileiro não se importa com a corrupção porque no fundo a maioria compactua com ela. Em diferentes níveis, claro, mas quem já não o fez por benefício próprio?
Tenho lido muito, me informado e confesso que pela primeira vez estou em dúvida em quem votar porque estou dando um valor enorme à minha escolha. Senão fosse por isso, seria fácil. Votaria na Heloisa Helena, no Cristovam Buarque ou qualquer outro que já não tem mais chances de ganhar. Mas será que isso é certo? Cadê então o meu direito de escolha? Cadê a democracia? Sinto-me na verdade sem opção. E com isso obrigada a dar meu voto a quem não necessariamente considero merecedor. Pensei seriamente em votar nulo e confesso que a idéia não foi totalmente descartada. Há quem diga que anular o voto é uma burrice sem tamanho. Há quem diga que é antidemocrático. Votar nulo não traz soluções, apenas o caos.
Não concordo por dois motivos. Primeiro porque se ele não fosse democrático, não seria uma opção de voto dentro do processo democrático. Ou seja, se o voto nulo existe alguma função ele tem. Segundo porque o considero a forma mais honesta de estar bem com a minha consciência. Anulando estou manifestando a minha descrença em qualquer um deles. O que de fato está acontecendo. Por outro lado, desconheço seus verdadeiros efeitos. Será que chegaríamos a algum lugar? O que mudaria? Os políticos são esses, não tem jeito. O que nos resta é escolher o menos pior.
É por essas e outras que defendo a não obrigatoriedade do voto. Acho este o grande paradoxo do processo democrático brasileiro, já que votar por votar é minimizar a escolha. É desvalorizar justamente o que considera-se mais valioso. Só deveria ir às urnas aquele que realmente tem convicção do que quer. Desta forma, a democracia estaria sendo exercida na sua totalidade. E com certeza, eliminaríamos grande parte dos votos “comprados” por assistencialismo e promessas de vida melhor, e etc. Assim seria o voto consciente.
Por isso, lamento profundamente não ter mais alguém que represente dignamente meus ideais. Sinto-me órfã e ao mesmo tempo acuada. Sem saída, pois me vejo obrigada a votar no Alckmin só pra ter a chance de tirar o Lula do poder. Pelo menos essa certeza eu tenho. Não serei conivente com um partido que tem atestado de ladrão. Muito menos com um presidente cego, surdo, e cínico, que nada vê, nada sabe, e nada faz. Pelo bem do Brasil e de todos nós.


12 Comments:

  • At 3:06 PM, Anonymous Anônimo said…

    Nanda, ontem consegui tirar a nossa duvida sobre o que acontece se 60% das pessoas votassem nulo. O que acontece é que o candidato que tiver 20% dos votos mais 1, ganha, e a eleição não é anulada. Portanto, o voto nulo é legítimo mas pragmaticamente, no jogo, acaba favorecendo quem tem mais voto. Concordo com vc sobre o voto obrigatório e acho que podemos começar um movimento para acabar com isso, mas, pragmaticamente falando de novo, os que vendem seus votos continuariam fazendo isso e quem se abstivesse, continuaria favorecendo quem já está ganhando. Mas, sem dúvida, do ponto de vista simbólico, seria mais justo. bjs Rê

     
  • At 3:23 PM, Blogger Alexandre Pereira said…

    Nanda, pode votar em quem você achar melhor no primeiro turno. Você só tem que optar entre Lula e Alckmin se tiver segundo turno. Agora, só não vota nulo, porque, na prática, isso significa eleger o Lula no primeiro turno e você não acha que ele merece isso. Votar nulo é entregar o ouro ao bandido. Quem diz isso não sou só eu: o Gabeira também diz.
    Beijo.

     
  • At 3:51 PM, Blogger Renan Oliveira said…

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

     
  • At 3:51 PM, Blogger Renan Oliveira said…

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

     
  • At 3:56 PM, Blogger Renan Oliveira said…

    Concordo com voce em gênero, número e grau na questão "democracia e não obrigatoriedade do voto". Eu vim discutindo isso ontem com você no carro, a caminho do trabalho.
    Eu vou votar nulo para todos os candidatos. Minha decisão é essa. Há 4 anos atrás, votei "bem consciente" e deu nessa merda. Esse analfabeto que, certa vez, recebeu a equipe olímpica de karatê, e simbolicamente, vestiu quimono e se disse preparado para entrar no...tapume.
    Piadas a parte, sei que não podemos pensar em "ahhh, mais vai ser um voto só, um nulo não faz diferença". Eu só vou votar nulo mesmo por não compactuar com esses canalhas todos. Ou vocês acham que com a saída do Lula as coisas vão ficar as mil maravilhas? Se enganam se pensam assim. A diferença básica é somente uma. O Lula é burro e não sabe fazer merda. Não sabe armar esquemas. Nem ao menos contar até 10 (até pq lhe falta um dedo). O governo antecessor, FHC, senão roubou tanto, roubou quase igual ao "companheiro", mas ninúém evidencia tanto isso. E sabem porque? Fernando Henrique é sociólogo, letrado, sabe como fazer besteira. A diferença toda está aí.
    Se entrar o Alckimin, o Buarque ou a "Xiquinha do nordeste", nada vai melhorar. Como uma crônica que eu escrevi há uns 2 meses, só vão mudar as moscas, mas a merda continuará a mesma. E não me venham com "tem que ter esperança". Reafirmo. Voto nulo!!!Quem governa de sacanagem, merece receber sacanagem igual.

     
  • At 4:35 PM, Anonymous Anônimo said…

    Renan, desculpe a sinceridade, mas vc tá parecendo menino mimado reclamando com o papai noel que se comportou bem o ano inteiro e mesmo assim não ganhou presente no natal... a sua indignação perde toda a força com tanto preconceito junto num parágrafo só... espero que o seu próximo comentário não seja para jogar uma bomba no congresso e estourar logo todos os políticos, como foi a sua sugestão no caso das favelas... Prazer em conhecer, Rê

     
  • At 6:09 PM, Blogger Renan Oliveira said…

    Tá bom Re....eu sou mimado? Não vou chorar, nem ao menos pedir chupeta...estou velho pra isso.
    Mas diz ai então você uma solução.... sua irmã, assim como muitos, não sabe também o que fazer e em que votar. Que sugestão você dá? Você vai anular ou votar em alguém?
    Só uma pergunta: voce acha, sinceramente, que o próximo presidente, mantendo esse ou não, vai mudar alguma coisa? Só pra pior
    E outra coisa: nunca falei em tacar bomba em favela...aonde voce viu eu dizendo isso? Pensando bem, até que no congresso até dá...

     
  • At 12:43 PM, Anonymous Anônimo said…

    Acho que votar nulo, além de na prática ser votar no Lula, é uma forma de se esquivar do processo político. Porque aí fica muito fácil depois dizer que não votou em nenhum ladrão, que não compactuou com essa cambada etc. Se queremos um congresso melhor, com menos corruptos, com gente mais interessada no país e em seus cidadãos, temos que votar sim, com critério, pesquisa. Quando vamos ao Médico ou a qualquer profissional não fazemos esta seleção ? Então por que não fazer em relação aos políticos. Tem muita gente séria no meio dessa gentalha!!!
    Bjos,

    Rafa

     
  • At 12:38 PM, Blogger Renan Oliveira said…

    Concordo com vc rafa. Mas o problema principal é separar o joio do trigo, e também o seguinte. Por mais que façamos a escolha certa, não vai resolver em nada. Uma andorinha só não faz verão. Infelizmente a corrpução atinge também aos honestos. É fácil. Veja como exemplo a situação de um fiscal do ICMS, ou de outra coisa qualquer. Por mais que o cara seje honesto, e verifique irregularidades em uma grande empresa, por exemplo, a fraude é algo que passa por cima dele (claro, pq o presidente fodão da empresa já vai ter pago uma quantia X por fora ao chefe desse fiscal para deixar a irregularidade na mesma). E daí? De que adianta o cara ser honesto? Ele tem 3 alternativas: ou larga o cargo por ser honesto (o que sinceramente é difícil), ou finge que não vê e continua trabalhando, ou peita o fodão da empresa e o patrão, apontando o que está errado. Mas aí é bom fugir, pq ele não dura muito tempo...
    Assim é o Brasil, foi ontem, hoje, e será sempre...

     
  • At 12:55 PM, Blogger Fernanda Lacombe said…

    Sinceramente não concordo com vc, Rafa, quando diz que votar nulo significa se esquivar, e principalmente, um álibe para se abster de problemas futuros ou da culpa. Jamais votaria nulo pra isso. Contanto que confesseu ter votado no Lula nas outras eleições. Se o voto nulo tivesse alguma utilidade (agora sei que não tem), ele seria o mais coerente com os meus ideiais. Não quero dar o meu voto para qq pessoa. Até agora, mesmo pesquisando e me informando, não encontrei nenhum candidato que ache merecedor de ganhar meu voto. E aí,o que fazer? Sou obrigada a votar mas não tenho candidato. Esse é o ponto: votarei sem ter a convicção de que estarei fazendo um bem para o meu país.

     
  • At 3:57 PM, Anonymous Anônimo said…

    Pois é, Nanda, tanto pedi q o texto taí! Cheio de argumentações com as quais me identifico muito! ADOREI! Continuo órfã de candidato, sem querer votar estrategicamente em alguém q NAO acredito para "tirar" quem eu acredito menos ainda - q situação lamentável... Hoje o meu dia esta dividido entre trabalho e "campanha eleitoral": Minha passadeira, aliás, da minha mãe, vai votar no lula e crivella, estou tentando mudar a sua opinião, mas tá difícil, até pq eu estou desacreditada nos demais, como argumentar c ela de forma persuasiva? Dizer q os outros são menos piores? Sim, tentei por este caminho. Sabe o q ela responde? "Pior por pior voto em quem já foi pobre e noutro que prega as palavras de deus" DURMA-SE COM UM BARULHO ENSURDECEDOR DESTES... Bjs, Luli

     
  • At 7:18 PM, Anonymous Anônimo said…

    Não sei se alguém vai ler isso antes de amanhã, mas acho que o mais importante agora é votar pra ter segundo turno. Não é justo premiar o Lula com a vitória no primeiro turno e tirar da gente o direito de vê-lo responder as perguntas de seus oponentes. Pra que isso aconteça, basta votar em qualquer outro candidato que não seja ele. No debate, por exemplo, o Cristóvam Buarque me surpreendeu muito! Ele foi o melhor! Articulado, inteligente, ponderado e com propostas que vão muito além da educação... acho que pra quem está em dúvida, mas tem certeza de que não quer dar esse mole pro lula, esse é um voto muito honroso.
    Bj

     

Postar um comentário

<< Home