Molhando as Palavras

Blog de curiosidades, opinião, crônicas e afins.

quinta-feira, junho 21, 2007

A ERA BIG BROTHER: O SHOW DA VIDA

O mundo virou um grande Big Brother. Por onde quer que ande, esteja onde estiver, o olho do grande ‘Deus’ está a nos espreitar. Somos todos personagens deste universo vigiado, cercado de câmeras e flashes por todos os lados. Um passo, uma foto. Um tropeço, um vídeo no Youtube. Estamos sendo monitorados diariamente por este olho onipresente que nos governa. Público e privado não são mais opostos. São complementos. Não se pode mais guardar segredos. Hoje vivemos em cima do palco. Fazemos parte de um grande elenco: o do show da vida.
A qualquer momento sua pacata e ordinária rotina pode virar programa de TV. Aos olhos ‘Dele’ somos todos protagonistas potenciais de uma bela história. Pode ser de amor, de superação, de fraqueza ou simples banalidades. Tanto faz. Com um bom roteiro sua vida passa do banal ao ‘extra-ordinário’. É o mundo mágico do entretenimento que transforma simples acontecimentos em manchetes de jornal e qualquer mortal em nova celebridade. A novela (real) do mundo moderno não precisa mais de mocinho e bandido. O maniqueísmo está fora de moda. Atual é ser quem você é, mesmo que não seja. Como diz o slogan ‘imagem é tudo’.
Na tela, a “Mulher de 30 à procura” vira protagonista de novelão. Durante uma semana passa a ter seus passos seguidos por uma câmera (ou mais) dentro de sua casa, no bar que freqüenta, na boate, no almoço com as amigas, para contar ao mundo suas dificuldades de encontrar um parceiro (e eu com isso?). Jovens empreendedores têm suas habilidades testadas para se tornar o grande sócio de um bem sucedido empresário. E “O Aprendiz” vitorioso sai da TV com a certeza de que esta foi a maior oportunidade que a vida lhe deu. Dane-se o nascimento da filha! Dane-se o pai doente, à beira da morte! O que importa é o futuro. E a quantia que irá resguardar este futuro.
A qualquer momento a Supernanny pode entrar na sua casa e dizer que você não é um bom pai. E durante duas semanas vai te ensinar as regras para educar uma criança como em todos os livros de auto-ajuda (por onde anda a tal intuição materna?). A mulher de 40 ou a menina de 15 insatisfeitas com seus corpos não se importam em falar sobre suas inseguranças e frustrações. Passam a ser filmadas diariamente mostrando para quem quiser ver o antes e depois das cirurgias plásticas que resolveram fazer. E.entre um depoimento e outro, três pessoas, no auge de suas sabedorias, comentam sobre as atitudes e declarações das pacientes, geralmente caracterizadas pela baixa auto-estima ou pela superficialidade (imagina-se que o mínimo elas ganharam a cirurgia de graça). Sem dúvida os resultados são benéficos (a família sai com o filho nos eixos, o jovem com um bom emprego, e as mulheres com a plástica feita), mas será que o fim justifica os meios? Afinal, quanto vale a sua privacidade?

Neste mundo do ‘Grande Irmão’ qualquer segredo vale ouro. Os olhos estão atentos a qualquer ação, principalmente aos erros. Os paparazzis se multiplicam nas portas dos restaurantes à espera do beijo. Surrupiam informações, pagam pela violação e são capazes de perder a vida vivendo a vida dos outros. Enquanto isso, os que observam gostam do que vêem. São voyeurs atentos, vorazes, capazes de saber mais do que acontece com o ator da novela do que com sua própria família. O mágico mundo do Big Brother desviou nossos olhares. Ensina-nos a olhar o outro ao invés de olhar para si. Com isso também desaprendemos a encarar a vida como ela é: sem direção, roteiro ou edição. Sendo descaradamente ludibriados por esta falsa realidade que nos força a esquecer quem somos para imaginar ser alguém que nunca poderemos ser (a não ser quem realmente somos!).

1 Comments:

  • At 3:44 PM, Anonymous Anônimo said…

    Nanda!
    Adorei esse texto. Concordo integralmente com você. As pessoas deixaram de se preocupar com suas própias vidas para olhar pro outro.. qualquer pessoa a qualquer momento fica exposta à comentários, julgamentos, fofocas de pessoas que sequer conhecem você ou suas reais intenções... Chaaaaato!
    Amei! Você tá a cada dia melhor!
    Grande beijo
    Gabi

     

Postar um comentário

<< Home