Molhando as Palavras

Blog de curiosidades, opinião, crônicas e afins.

segunda-feira, janeiro 29, 2007

A voz do povo

Lembram do texto que escrevi sobre o pedinte que quase quebrou o vidro do meu carro porque eu não quis dar esmola? Pois é, eu não fui sua única vítima. Outro dia, o Globo Online publicou uma matéria sobre o mendigo. Por costume, resolvi ler os comentários.E confesso que me surpreendi com certas opiniões. Selecionei alguns pra vocês terem uma idéia (foram mais de 200 no total). Mas, por favor, não reparem em erros gramaticais. Nem me atrevi a corrigi-los. Foi no copy/paste mesmo.
Ah, para quem não conhece a história, trata-se de um deficiente físico, de cadeira de rodas, que está sempre pedindo esmolas pelas ruas do Centro. Se você não der, ele se revolta e parte pra agressão! Desta vez, ele conseguiu quebrar o vidro da mulher. Assustada, ela procurou a polícia que o levou (aparentemente)para um abrigo.


Comentários:
- "Eu ando no carro com um cabo de machado que comprei exatamente para casos como esse. Se esse vagabundo quebra meu carro ia entrar na porrada e ainda ia perder a cadeira de rodas que eu ia botar na mala e vender para pagar meu prejuízo".

-"Se fosse comigo, eu descia do carro, pegava uma chave de fenda que sempre carrego na mala e furava o pneuzinho da cadeirinha de rodas do deficientezinho físico máu-caráter. E se não fosse deficiente físico, tirava o cinto de minha calça e dava uma surra no gajo".

- "Se fosse comigo, eu quebrava de pau nesse camarada. onde já se viu destruir o patrimônio alheio conquistado com suor e trabalho. Mande esse sujeito passar uns dias aqui no RN pra ver o que ele arranja".

- "FALAR BONITO É FÁCIL...QUERIA ver se fosse o retovisor de 320,00 , ou o vidro do motorista de 550,00 do seu carro...Na hora aqui todo mundo fala bonito e com finesse britânica, mas se fosse no carro de vc´s , quero ver quem nao meteria a P... num sujeito folgado desse. E agora, quem paga o preju ???? Dependendo do carro, nem vendendo 10 cadeiras de roda pagaria. Eu ia pra DP, mas o pau ia comer bonito..Dinheiro não se acha no lixo, e 550 num vidrinho é muita grana prum imbecil quebrar"

- "Caro Gustavo. Como moro em Santa Catarina, longe deste inferno e onde as coisas são mais sérias, me lembra muito o país de origem de minha família e, por isso aqui nos estabecemos. Ademais, se o Führer tivesse ganho a guerra, não haveria este tipo de problema indesejável. Minhas mais sinceras considerações a vossa pessoa".
- "Depois dessa deveriam deixar os braços dele deficientes".

- Tah tudo errado. Sou totalmente a favor da limpeza, em nome do ordenamento urbano, como em qualquer cidade decente do mundo: sem camelos nas calcadas, sem mendigos e desocupados perambulando, multando a quem joga sujeira na rua, som acima do limite, etc. Sou contra esse bando de nazista q vem se manifestar aqui nesse espaco contra a invasao de "nordestinos" e "favelados". Sao tao escoria qto esse mendigo mau-carater.

- "Por favor, salvem o mundo da unica forma possivel.PAREM DE TER FILHOS por um tempo E PAREM DE INCENTIVAR A PROCRIAÇÃO!!!!!REDE GLOBO, PARE DE INCENTIVAR A PROCRIAÇÃO NAS NOVELAS!!!!!!!!!!!!!! O povo burro do Brasil acredita em tudo nas novelas!!!!Ajude!!!!!!"

- "Fala-se muito que a sociedade civil é responsável e tem que ajudar no combate a pobreza. Mas quando é que o Estado vai ser competente e sério para assumir suas responsabilidades. Pagamos 38% de nossos ganhos em impostos para que? Para sustentar corrupção e apadrinhamentos? O dinheiro para tirar essa pessoas da mendicancia existe, falta vontade política.

- "Estou pasmo com a crueldade do leitor Cezar Lopes. Se ele passasse pelos menos um dia de sua vida, fora de sua caminha e fosse durmir numa calcadinha fria e dura, podendo ser surpreendido por todo tipo de violencia, talvez ele mudasse essa sua pobre opniao. A responsabilidade por uma sociedade menos desigual e de todos nos e não so dos politicos, como muitos pensam. O problema e que hoje em dia e cada um por si e que se dane o resto".

- "Essa classe média tem mais é que levar com guarda chuva na cabeça mesmo! Essa de "só porque vc tem um carrinho melhor" seria hilário se não fosse triste. O ódio e o preconceito que se tem contra os pobre é um opróbrio!"

- "Acontece que na maioria das situacões, só porque vc tem um carrinho melhor, se for importado então, vc é visto como inimigo. Esta cultura é pregada principalmente nas favelas.O problema é que por ignorância muita gente não sabe que não há nada de errado, inclusive diante de Deus, se vc trabalhou onestamente e construiu com seu próprio trabalho."

- "Entendo que dah vontade de enfiar a porrada num mendigo destes. Se tivesse ocorrido comigo teria esta vontade tb. Mas, do jeito que as coisas estao, a cidade vai virar um Faroeste. Cada um anda com uma arma na cintura e decide os problemas na base do chumbo. Eh neste tipo de mundo em que queremos viver nos proximos anos ?"

Quem leu o meu texto sobre o incidente (quem não leu basta procurar no arquivo de setembro "O preço da indiferença") deve lembrar que me senti culpada, mesmo tendo sido a vítima. Achava que estava pagando pela minha (nossa) indiferença. Alguns comentários foram até bem parecidos com os que selecionei agora. Por isso, resolvi levantar o assunto novamente. Diante dessas opiniões ficam as exclamações: retribuir a violência resolve? Um regime nazista resolveria? Controle de natalidade resolve? Até que ponto a sociedade civil é responsável por tais problemas sociais?
Chamo a todos para a reflexão. Principalmente diante de algumas soluções levantadas. Hoje essas idéias podem parecer apenas vozes isoladas, mas amanhã nunca se sabe.

7 Comments:

  • At 1:58 PM, Anonymous Anônimo said…

    nossa, tristes esses comentários. que gente mais reacionária. deviam ir pros eua com bush, que gosta de plantar vento pra colher tempestade.
    olho por olho vai acabar todo mundo cego.
    essa gente faz parte da mesma elite que nos anos 60 tirou o jango e a chance que o país teria para dar um salto. e que correu pro seguro de saude quando acabou o sistema pubico de saude sem protestar, que correu pros colegios particulares quando o sistema educacional faliu, que correu pra tras das grades dos condominios quando a insegurança chegou, tudo isso pensando somente em si e não no coletivo. agora, eles falam em limpeza étnica? que medo.
    pedro

     
  • At 2:15 PM, Blogger Renan Oliveira said…

    vc já sabe qual minha opinião a respeito né...acho q não preciso dizer mais nada...PFFFF...país de merda...até a hora de alguém enfiar a porrada nele...óbvio que vão defender, pq ele eh deficiente...vão chamar o cara de covarde, pq "não bateu em alguém do tamanho dele" (isso só colava nos tempos de escola)...
    aí depois ele pode até ir pra delegacia...mas aparece os direitos humanos e pronto...
    aliás, hj é dia 29 de janeiro...estava vindo pro trabalho e vi o fdp lá ...livre, leve e solto....ou melhor...nem taõ livre, nem leve...nem solto...

     
  • At 3:45 PM, Blogger Unknown said…

    Tá faltando amor nos corações!!! Que horror! Doida

     
  • At 11:40 AM, Anonymous Anônimo said…

    Fora os diversos "vamo baxa porrada no FDP", um comentario chamou a minha atencao por coincidir com uma crenca minha.
    O BRASIL PRECISA DE UM MODELO DE CONTROLE DE NATALIDADE! Pobre tem filho demais. Nao sou contra familias de 15 filhos, pelo contrario, acho super legal e ate benefico pra sociedade do ponto de vista da colaboracao e igualdade. Porem, se voces pararem pra pensar, os ricos tem cada vez menos filhos (portanto a riqueza esta cada vez mais concentrada). Ao mesmo tempo, os pobres tem cada vez mais filhos e cada vez mais cedo. Matematica de 6 serie ja aponta para uma progressao geometrica dos que (perdoem o uso da expressao) mamam na teta, vs. os que por obrigacao ou fraternidade, subsidiam o sistema atraves de educacao publica, saude, etc...incluindo ai principalmente o nosso famoso Bolsa Familia. Este sim, o perfeito motivo pra ficar em casa sem fazer porra nenhuma. ALIAS...fazendo o real esporte bretao e ajudando nossa progressao geometrica. Mais do que medir quantos kilos a mais de feijao participantes do bolsa familia consomem, gostaria muito de ver qual foi o aumento de venda dos seguintes produtos: Caninha 51, Velho Barreiro, Pitu, entre outros distilados.
    QUE VENHA O RENAN AGORA!

     
  • At 5:31 PM, Blogger Renan Oliveira said…

    Estou indo 'Hot pilot'...RSRSR

    Você parece ser uma pessoa bem-esclarecida. Pobre não pode ter muito filho. Ou ele vai ser jogador de futebol, ou pagodeiro, ou "avião", ou se der sorte e crescer mto na vida (fora qnd explode o barraco) vai ser gerente da boca de fumo. Infelizmente, raros são os que conseguem sair do crime...E não vai adiantar fechar o vidro, pq bala de fuzil atravessa brincando...Em cidades civilizadas (leia-se as do sul do país) existem placas "Não dê dinheiro no sinal". E assim q tem que ser...Em Copacabana (onde moro) fica um bando de velha dando suas aposentadorias com se fosse dízimo para igreja evangélica... Sustentando uma cambada de vagabundos...como o aleijado em questão...

    Outra coisa são essas porras de bolsa-família, bolsa mama-nas-tetas ou qualquer outro tipo de bolsa. Sou contra a essas maracutaias, pq todo mundo no fundo sabe a sacanagem que é isso.

    E sou contra a uma cambada de ociosos abusar da violência para conseguir algo. Pra mim chega de discurso de sociólogos, antropólogos e tudo mais que termina em 'ólogos'. Se eles sabem como resolver essa questão de desigualdade, então pq o FHC não o fez? Cansei...

    Outro dia tava passando uma reportagem sobre aquele português que foi esfaqueado em Copacabana. Tavam dizendo que o assassino era um morador de favela. Mas disseram que ele era trabalhador, se não me engano, num super-mercado....porra...então ele esfaqueou o gajo pq? Tava faltando fígado no açougue? Aí a família aparece dizendo que ele era honesto e tal...Até que se cometa um crime de maiores proporções, todo mundo é santo. Fora outras barbáries que ele pode ter cometido por aí e não foram divulgadas...e simplesmente pq era "trabalhador"...
    Agora é com vc HOT...Abraços

     
  • At 6:37 PM, Anonymous Anônimo said…

    Ainda nao sou tao radical quanto voce, mas entendo sua indignacao. Minha indignacao na verdade, nao tem nada a ver com os 171s ou os que mamam no Bolsa-Esmola, e sim na passividade das pessoas, indiferenca em relacao ao mundo em que vivemos (talvez ate por serem ignorantes) e principalmente a mania de nao querer ver o que esta na nossa frente.
    Exemplo classico e essa questao do rombo da previdencia. Nao sou contra a aposentadoria, mas com certeza me preparo para nao receber nenhum centavo uma vez que se o sistema ja ta falido agora, imaginem daqui a uns 30 anos. O cara que acredita numa coisa dessas passa atestado de idiota, ja que cada vez tem mais velinhos e menos trabalhadores pra contribuir. Esse exemplo relativamente simples, e exatamente igual ao problema do crescimento geometrico da populacao pobre. Cada vez tem menos nego que trabalha pra sustentar os que ficam em casa sem fazer porra nenhuma.

     
  • At 1:24 AM, Blogger Unknown said…

    Renan, are u ready? Hot pilot, are u ready? Lets get it on!!!!!!!

     

Postar um comentário

<< Home