Molhando as Palavras

Blog de curiosidades, opinião, crônicas e afins.

quarta-feira, janeiro 24, 2007

É homem e pronto!

Que homens e mulheres são diferentes todo mundo sabe. O que é difícil saber é se tais diferenças são puramente genéticas ou culturais. Principalmente quando o assunto é a relação com o sexo oposto. Por que será que os homens não conseguem ver uma mulher bonita sem pensar em sacanagem? Desculpe se estou generalizando (sempre há exceções), mas diante dos olhos masculinos, muitas vezes a mulher não passa de um objeto de desejo. Um par de pernas, uma bunda e os seios. Nada mais. O resto é resto. Enquanto nós admiramos o conteúdo, eles pensam na forma. Basta ficar cinco minutos em uma roda masculina para comprovar. O adjetivo mais utilizado pra descrever uma mulher é: gostosa.
Outro dia, parei no posto de gasolina e assisti ao melhor exemplo do que estou falando. Uma morena de vestido curto foi passar seu cartão de crédito no caixa. De costas para o frentista, ela nem imaginava que o sujeito babava diante de suas coxas e a saia que voava levemente com a brisa. O frentista não disfarçou. Seus olhos grudaram na bunda da morena e a seguiu até a hora que ela entrou no carro. Com o olhar fixo, ele suspirava (afoito, meio desesperado) como se ela estivesse nua na sua frente. Soltou um “nossa”, baixinho, pra ele mesmo ouvir, e depois ficou sozinho passando mal como se tivesse visto uma miragem.
Presenciando aquele momento (estava com meu namorado e até ele se impressionou) percebi que os homens realmente pensam muito mais com a cabeça de baixo do que a de cima. Não importa se o rosto é feio, se ele nunca viu a moça na vida, se ela é meio burra, chata ou não sabe conversar. É gostosa, tá valendo. Sabe como é, instinto masculino. Necessidade básica. Efeitos da testosterona. Pode até ser, mas será só isso? Acredito que a educação também seja um motivo pertinente.
O homem cresce vendo seu pai olhando revista de mulher pelada e vídeo pornô. Cresce ouvindo os mais velhos contarem histórias de bordel. Cresce achando que ter pênis é ter tudo. Desde criança, o neném ouve de seus pais: cadê o piru do bebê? Pega no piru. E eles assimilam que ali está a fonte da vida. Ou por acaso você já viu alguém falar pra uma menina: cadê sua perereca?
Pode parecer que não, mas esses padrões culturais fazem toda a diferença. Isso não quer dizer que as mulheres não admiram um belo homem a sua frente. Mas dificilmente alguém verá uma de nós salivando e mordendo os lábios diante de um macho musculoso. Não há nada mais desagradável do ter que ouvir piadinhas de peão de obra. E isso acontece todo dia, toda hora, com qualquer ser que não tenha nada pendurado entre as pernas. E nem pensem que isso levanta a auto-estima. Mulher que se preze dispensa esse tipo de elogio.
São raras as exceções de homens que nunca deixaram uma mulher com a sensação de estar sendo literalmente “comida pelos olhos”. E mesmo os mais ponderados, certamente já deram aquela olhada disfarçada pelo retrovisor. Até Chico Buarque, que é Chico Buarque, não agüentou e sucumbiu às tentações de um par de silicones (infelizmente é verdade o que a mídia tem publicado). Fiquei decepcionadíssima. Logo ele! Jurei que fizesse parte da exceção. Afinal, ele pode ter qualquer mulher no mundo. Foi pegar logo essa!!!??? E quando comentei com meu namorado que não esperava isso de um homem como o Chico, ele falou:
-Ah, é homem, Nanda. É homem...
Até o assessor de imprensa dele se fez de ofendido quando perguntado sobre os boatos. Em entrevista a revista “Quem” ele disse:
- Esse tipo de pergunta é infame. Vocês tratam o Chico como se ele fosse um atorzinho de Malhação, quando, na verdade, estamos falando do maior compositor da música brasileira.
Pois é, eu também pensava assim. Mas esqueci de um detalhe: o Chico também é homem....

11 Comments:

  • At 3:26 PM, Anonymous Anônimo said…

    Nandinha querida,
    Não acredito que você caiu em tal maniqueismo... Com certeza todos nós ainda sofremos efeitos da educação Ibérico-machista que por tantos anos predominou por aqui. Daí a dizer que homem é homem e se importa mais com um par de pernas e bundas vai uma tremenda distância! Ficar decepcionada com o Chico porque ele ta pegando sei lá quem com silicone... Você sempre falou que tem mais amigos homens que mulheres. Eles te veem como uma bunda ? Não posso acreditar nisso. Os homens estão mais preocupados em beleza que conteúdo ? Não observo issso junto aos meus amigos. Beleza todo mundo gosta e já vi sim, muia amiga "babando" por homem bonito.
    Beijos,

    Rafa

     
  • At 9:51 AM, Blogger Fernanda Lacombe said…

    Não leve tão a sério minhas palavras, Rafa. Graças a Deus, ainda consigo enxergar um homem muito além dessas características banais que acabei de escrever. Foi apenas uma crônica do comportamento masculino, que sendo vc um desses ou não, é pura verdade e representa uma maoiria. Acho que todo o cronista tende a pecar pela generelização e o exagero. Pode ter certeza que enquanto vc repudia, muitos outros estão batendo palmas orgulhosos por essas palavras (ahahahah!) Além disso, não há qualquer sinal de maniqueismo em meu texto. Em nenhum momento falo em certo/errado ou bem/mal. Fiz apenas uma análise de algo que observo. Fatos corriqueiros, pescados aqui e ali, sem qq importância.
    Segundo que, como eu disse, estou generalizando. Em nenhum momento me referi a esses homens como sendo os que me cercam e os que considero amigos. Veja bem os exemplos: peão,frentista e Chico. Todos são capazes de fazer isso uma vez na vida. Estou falando da forma como os homens reagem a seu extinto testosterona.
    Terceiro, ainda acredito na capacidade masculina de enxergar uma mulher além dos seios. Afinal tenho um namorado. E ele é homem como todos os outros.
    E pra finalizar, por favor, deixe eu me decepcionar com o Chico. Vc pode ter certeza q falo em nome de muitas. Pra mim, ele era justamente o tipo de homem que vc se considera. Mas, que como todos, um dia, uma vez, ou duas na vida, cagou e andou, e caiu de boca. Pois tenho certeza que ele não foi procurar carinho ou inteligência entre as pernas dessa mulher. Aliás, vc sabe quem é? Se soubesse ia me dar razão.....ahahahahaha

     
  • At 10:49 AM, Blogger Fernanda Lacombe said…

    Completando...
    Quem falou "é homem e pronto!" não fui eu. Foi um homem...

     
  • At 11:25 AM, Anonymous Anônimo said…

    Ainda tenho chances com o Chico!Viva!!Hahahahha

     
  • At 1:54 AM, Anonymous Anônimo said…

    Concordo com tudo que você falou Fernanda .
    Só quero fazer duas observações :
    As mulheres com menos de 35 que ainda estão interessadas pelo Chico, essas sim, estão sofrendo muito com os nossos padrões culturais . É de fácil notar, nas ruas do Leblon, que o Chico tá parecendo uma múmia de olhos azuis( haja tesão!).
    Em relação a falar gracinhas e secar descaradamente as mulheres que passam por nós, eu também acho meio ridículo . Tanto é que entre mim e meus amigos nos temos uma frase muito boa que falamos discretamente entre nós quando passa uma beldade por nos: HOW EASY (leia-se literalmente)

     
  • At 4:34 PM, Anonymous Anônimo said…

    Quem diria que tal machismo viriam das linhas da nossa ilustre escritora. Reduzir a mulher que o chico pega a um peito com silicone é muito simplismo. Além de gostosa ela deve ter o seu valor. Morram de inveja, suas recalcadas. HOW EASY, muito BOM!!!eheheheh

     
  • At 7:45 PM, Anonymous Anônimo said…

    Extinto masculino??? O que seria isso??Palavras que se afogam creio eu!INSTINTO se encaixaria melhor minha cara.
    O Chico não pode gostar de silicone por quê?Toda siliconada é burra e desinteressante? um tanto machista você hein...

     
  • At 11:29 AM, Anonymous Anônimo said…

    Meu caro anônimo, creio que vc não tenha lido o outro texto para perceber que a Nanda está com toda a razão. O mundo é machista. Provavelmente vc tb é, mas é sempre difícil admitir uma visão tão retrógrada. Ontem mesmo no Fantástico, apareceu uma entrevista com senhoras falando o quanto elas foram reprimidas na sua educação e por isso até hoje tem dificuldades em se mostrar para seus parceiros. Isso não faz muito tempo. De 30 anos pra cá e que as coisas vêm mudando. Mas ainda é mt cedo pra dizer que o mundo é mais liberal que machista. Quanto ao silicone, era apenas um simbolismo dessa mulher moderna, vendida pela mídia, não necessariamente as mulheres que têm silicone, mas qualquer par de coxas. Podia ser o Chico ou qq outro, ela só ta querendo dizer que às vezes as partes de baixo falam mais alto.

     
  • At 11:43 AM, Anonymous Anônimo said…

    Obrigada anônimo pela correção gramatical (são sempre bem-vindas). Agora, não se aborreça tanto com o "meu machismo". Vc vive cercado de pessoas iguais a mim. E com certeza vc já se aproveitou muito dele ao longo da vida (dependendo da sua faixa etária, é claro).

     
  • At 1:47 PM, Anonymous Anônimo said…

    O texto está muito bem escrito. Excelente mesmo. Estou fazendo uma monografia sobre os preconceitos no ambiente de trabalho por causa dessas "diferenças culturais" entre homens e mulheres. Somos tratadas como um par de pernas, peitos e bunda até mesmo quando estamos vestidas da cabeça aos pés. O processo de respeito ao próximo será lento, mas já está acontecendo. Que não demore muito para as mulheres deixarem de ser chamadas de "o sexo oposto" ou o "outro sexo". Somos seres humanos e também nos magoamos quando reduzidas aos atributos físicos.
    Obrigada por nos brindar com seus textos!

     
  • At 12:03 AM, Anonymous Anônimo said…

    Homem que é homem, adora ver uma mulher bonita, principalmente àquela com o corpo bem definido, com vestido colado ao corpo, decotado, com os seios à vista e bumbum empinado. É da natureza do homem esse contato visual, independente de sua criação. Isso é genético. Porém, Fernanda, não odeie os homens, pois seu irmão é homem, caso tenha, seu pai é homem, seu tio também o é, possivelmente seu filho também o será e você o amará incondicionalmente. Então, tem muitos homens ao seu redor que não tem como elimaná-los de sua vida. Os homens adoram as mulheres, pois estas são verdadeiras obras primas. Afinal, qual mulher que nunca viveu o seu momento de glória, seja na adolescência, meia idade e etc. Os homens são o que são e não têm vergonha disso.

     

Postar um comentário

<< Home