Molhando as Palavras

Blog de curiosidades, opinião, crônicas e afins.

quarta-feira, janeiro 10, 2007

A arte do encontro

Amores, amizades, profissão, como diz Vinícius de Moraes “a vida é a arte do encontro”. Geralmente, quando menos esperamos as coisas acontecem. Um esbarrão na rua, um olhar, um tropeço, enfim, um simples encontro pode mudar para sempre o rumo de nossas vidas. Todos os dias passamos por isso. Alguns costumam chamar de coincidência, outros de destino. De fato, os encontros parecem mesmo algo maior do que nossa própria vontade. É como se o universo conspirasse e nos colocasse no lugar certo, na hora certa.
Outro dia, revirando a bagunça de papeis guardada na gaveta, encontrei as previsões de uma taróloga que consultei há três anos. Uma delas era que um amor apareceria em minha vida e seria uma espécie de encontro. O tal não apareceu assim tão rápido, mas apareceu. E após tantos desencontros me achei ao lado de alguém que, por um feliz acaso, cruzou a minha vida. Um ano e meio se passou e a gente continua se encontrando. Às vezes se perde, parece que foi pra longe, mas logo volta a sintonia. E o encaixe retorna à perfeição.
Com as amizades tenho a mesma impressão. A cada ano, a vida traz novas pessoas pra perto. Por situações diversas, hoje me vejo cercada de amigos queridos. Gente que já conhecia de vista, gente que nunca havia cruzado, gente que nem me despertava interesse, gente que até me desgostava, gente que eu desgostava muitas vezes sem motivo, e que por uma oportunidade tivemos a chance do “encontro”. Ou melhor, permitimos a chance do encontro. Pois é preciso estar aberto para que eles aconteçam. É preciso querer que a vida te surpreenda. Caso contrário, provavelmente estará sempre se desencontrando.
Hoje, olhando ao redor, vejo amigas chorando pelo término de um casamento, outras comemorando a chegada de uma nova paquera ou de um novo amor. Também vejo sonhos se realizando, esperanças se renovando e novos ciclos se formando. Amores e amigos que vêm e vão. E então compreendo que a vida é um leva e traz sem fim. A gente perde, depois ganha. E se desencontra muitas vezes para um dia poder se encontrar plenamente.

Que 2007 seja um ano de muitos encontros para todos! Com a benção de quem conhece a arte, Vinícius de Moraes.

8 Comments:

  • At 12:43 PM, Anonymous Anônimo said…

    Q saudades de suas palavras....encharcando palavras!!!!
    Thiago Diz

     
  • At 12:46 PM, Anonymous Anônimo said…

    ..."Embora haja tanto desencontro pela vida". Nanda, vc escolheu uma das minhas frases preferidas para iniciar o blog2007! ADOREI! Parte do que somos e vamos nos tornado vem destes encontros e desencontros - eles aconteçam sempre! Mas, que no amor, o encontro, o verdadeiro, seja pleno! Feliz 2007. Bjs, Luli

     
  • At 2:05 PM, Anonymous Anônimo said…

    Amei!!Também estava saudosa das suas palavras!
    Me encontrei em vários trechos.
    Beijos
    Carolita

     
  • At 4:32 PM, Anonymous Anônimo said…

    Nandalinda!!
    Que saudade!!
    Suas palavras são bálsamos para o meu dia. Delícia, encantador...
    O Ano Novo me trouxe muita sorte.
    Um brinde aos meus velhos e novos amigos.
    beijoca

     
  • At 4:34 PM, Anonymous Anônimo said…

    Nandinha querida,
    Que lindas palavras mesmo. E quanta verdade! Encontros, desencontros.. Desencontros para encontros e vice-versa.
    Saudades suas. Bom fazer parte dos seus encontros (e desencontros ;-)
    Beijo grande!!
    Tildinha

     
  • At 4:59 PM, Anonymous Anônimo said…

    Salve a Bahia!!! Inspirou nossa cronista predileta que andava preguiçosa... Que alegria maior temos nessa vida senão partilharmos nossa existência com pessoas queridas. Algumas se afastam mas sempre ficam na memória, outras tem a capacidade de nos surpreender mesmo depois de tanto tempo...O aprendizado não acaba graças a esses Encontros e Desencontros.
    Beijo,

    Rafa

     
  • At 7:45 PM, Anonymous Anônimo said…

    Nanda,
    faz um ano que a gente se encontrou.
    Aliás... Adorei esse encontro!
    E viva a vida!
    BJS!!
    Akemi

     
  • At 9:19 PM, Anonymous Anônimo said…

    Como diz Fernando Sabino, no livro O Encontro Marcado...

    "Ele faria da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sono uma ponte, da procura um encontro"

    Agora é só procurar aquilo que se quer...pq um dia, aparece...
    bjs

     

Postar um comentário

<< Home