Molhando as Palavras

Blog de curiosidades, opinião, crônicas e afins.

sexta-feira, janeiro 26, 2007

Machista não, realista!

Quando resolvi fazer meu blog confesso que fiquei receosa e um tanto constrangida em escrever publicamente pensamentos que antes existiam apenas guardados em cadernos e disquetes. No entanto, pensei, “ora, mas o que há de mais em opinar sobre assuntos rotineiros e trazer uma discussão entre amigos?”. Não escrevo pra buscar aprovação. Escrevo por prazer e pra compartilhar idéias. Não espero que todos concordem comigo. Claro, que é sempre bom ouvir depois de um texto publicado os comentários a favor. Sinal que as pessoas se identificam e eu não escrevo só bobagens. Após alguns meses nessa empreitada, já consigo identificar os de maior aprovação. Aqueles que tocam. Assim como o contrário. Foi o que ocorreu com este último sobre os homens.
A classe masculina está revoltada comigo. Estão todos ofendidíssimos por dizer que eles só pensam em sacanagem. Sinceramente, nunca achei que uma característica dessa, já tão batida, do senso-comum fosse incomodar tanto. Desde quando dizer que homem só pensa em sexo é ofensa? Coisas do mundo moderno... Parece que os homens agora não querem mais ser vistos por esse olhar machista que os acompanha por tanto tempo. Querem ser olhados como homo-sapiens sensíveis que sabem muito bem valorizar uma mulher. Fico feliz com isso. Mas o que posso fazer se a história do mundo é essa? Não é minha culpa que até hoje frases como “homem é tudo cafajeste”, “homem é tudo galinha”, “homem não presta”, continue se perpetuando ao longo dos séculos. Ou é?
Muito se fala em liberdade sexual. Que hoje as coisas são diferentes. Que mulher é tão tarada quanto homem. Pode até ser. Mas isso é agora. Enquanto o homem é assim desde que veio ao mundo. Por uma questão cultural, por uma questão hormonal, tanto faz. Mas ninguém pode negar que homens e mulheres se diferenciam muito em suas atitudes diante do sexo. Se hoje as mulheres se beijam em público, se expressam com mais liberdade a sua libido publicamente, é por uma questão de conquista. Isto é, a mulher vem até hoje lutando por direitos iguais. Quer ter a mesma liberdade que os homens. O mesmo espaço no mercado de trabalho. O mesmo tratamento. Ou seja, as mulheres estão se apropriando de comportamentos que antes só cabiam aos homens. Estão se “masculinizando”, digamos assim. O que só confirma o meu pensamento: se elas hoje fazem isso é porque estão ficando iguais aos homens.
O que acho que pode ter ofendido a vocês, meus queridos amigos, homens que admiro, é que não leram atentamente algumas palavrinhas chaves do texto, como: às vezes, muitas vezes, etc. Não disse que vocês são assim na vida, o tempo inteiro. Que quando vêem uma mulher, imaginam logo uma xoxota na sua frente. Disse que os homens têm essa capacidade de (quando quer) só enxergar mesmo o objeto de desejo. De olhar uma mulher e comê-la com os olhos, como se fossem as mesmas das revistas. É da educação do olhar que estou falando. E da forma como são capazes de expressar isso. Pergunte a um homem quantas vezes ele recebeu uma cantada na rua. Agora pergunte a uma mulher qualquer, e vocês verão que a quantidade é infinitamente maior. A história que contei do frentista ilustra o que estou querendo dizer (pena que uma imagem vale mais que mil palavras).
Se meu discurso soa machista, digo a vocês: o mundo continua machista. Querendo ou não. Há ainda um longo caminho a percorrer até que essas idéias de igualdade sejam de fato incorporadas no nosso lifestyle. Falar de sexo é fácil. Atualmente, todo mundo se sente confortável em sentar numa mesa e falar que deu pra fulano, que a posição x é a melhor, que vibrador é ótimo, etc. Todos são modernos no discurso, mas na prática, continuam cheios de morais e preconceitos. Até hoje, tem mulher casando virgem. Até hoje, mesmo as que não são, fazem questão de casar na igreja vestidas de branco. Até hoje, se uma mulher sentar-se à mesa e começar a falar de todas as suas aventuras sexuais como um homem falaria, vai ser chamada de muitos nomes por aí. Até hoje o que todo mundo quer é um parceiro fixo bem embaixo de suas asinhas. Sexo é bom, claro! Viva o sexo!!!! Mas sinceramente, acho que ninguém ainda sabe muito bem o que fazer com tanta liberdade. Está tudo meio enrolado, no meio do caminho. E vai ver que por isso uma das palavras mais faladas do último século seja “solidão”.
Quanto ao Chico, deixem, por favor, eu e as outras milhões de brasileiras curtirem a fossa da “desmistificação”, como disse a minha irmã. Julguei a pessoa pela obra. Esqueci que até aquele que parece ser o mais sensível dos homens tem direito a dar umazinha com uma gostosa qualquer.
E pra confirmar que o que eu disse não tem nada de retrógrado, minha irmã, que estava justamente criticando o texto, acabou metendo os pés pelas mãos. Quando perguntei se não achava o óóó o Chico pegar a tal mulher, ela me respondeu instintivamente:
- Mas ele é homem!

Me desculpe macharada, mas vocês terão que engolir essa. E sabe-se lá por mais quantos séculos....

15 Comments:

  • At 5:33 PM, Anonymous Anônimo said…

    Como irmã citada, vou fazer meus comentários...
    Reli o antigo texto com cuidado e fiquei com a mesma impressão: o problema não é se você está sendo machista e/ou realista mas é que seu texto traz uma crítica intrínseca a constatação dessa característica mais "cafageste" que você identifica como tipicamente masculina. Você diz, nas entrelinhas, mesmo fazendo ressalva ás excessões, que isso não é legal nos homens... acho que a grita masculina aconteceu por identificação. Explico: eles se identificam com o frentista mas se defendem da sua acusação de serem como ele, por que vc fez disso uma crítica!
    Eu, por mim, já não vejo problema nenhum nesse comportamento. Aliás, venham as diferenças entre a sexualidade masculina e feminina e a forma como se expressam, da cultura e/ ou da natureza, acredito que são bem vindas. Nas relações hetero, as diferenças são o que há de mais rico! Viva elas!
    Quanto ao Chico deixa ele ser frentista, bobo (como dizem que sua filha o chamou por expressar sua admiração a secco); deixa ele ser lobo (como dizem da idade que exige reafirmação da virilidade), deixa ele ser homem (hahahah)... que mal há nisso? Refletindo bem, esse lado cafageste aprendido com as revistas masculinas dos pais e com os frentistas babões, são bem vindos quando nos convém... afinal, que mulher nunca avaliou um homem pela sua pegada viril? Que mulher não gosta de ser desejada, cobiçada, comida com os olhos quando também está de olho no cara? Que mulher não curte, volta e meia, brincar de caça e possuída quando lhe é conveniente? Claro, tudo quando convém e tudo aliado a sensibilidade e gentileza... mas, certamente, nada dessas brincadeiras e delícias seria possível se não existisse um frentista em cada um dos homens!
    Beijos

    PS: Continuando a discussão sugiro a leitura da coluna dessa semana do jabor falando sobre o fenômeno dos vibradores!!!

     
  • At 7:48 PM, Anonymous Anônimo said…

    Renata, acho que vc misturou um pouco as estações. Me desculpe, mas dizer que o flerte e a azaração só existe porque todo o homem tem seu lado cafajeste é uma tremenda besteira. Uma coisa é o flerte, a atração, o prazer, e tesão por alguém que vc se identifica. Outra é uma cantada barata de um cara que vc passou e ele falou o que quis, como falaria pra qualquer outra. Vc usou os termos certos: respeito e gentileza.
    Além disso, nunca pensei que uma "pegada viril" fosse resultado de padrões culturais. Quer dizer que agora medimos virilidade pelo quanto "cafajeste" é um homem? Pelo grau de aprendizado que ele teve vendo revista de mulher pelada?
    A Fernanda não está pregando não ao sexo e as relações entre homens e mulheres. Está apenas ressaltando um modo de olhar masculino que tornam as mulheres, sim, apenas objeto de satisfação momentâneo de seus desejos (e que pelo visto não a agrada e ela tem todo o direito). A prostituição existe por isso. Aliás, qual é o nome dado a uma mulher que dá pra todo mundo mesmo, heim? Piranha. Pois é, vivam as diferenças!!!

     
  • At 10:54 PM, Anonymous Anônimo said…

    E dificil nao admitir que em ambos os comentarios haja verdades e, bem, verdades mais subjetivas... Um exemplo: outro dia sai com um grupo de amigos na california (pra mostrar que o assunto e de interesse mundial), homens e mulheres no inicios dos seus 30... Um grupo bem ecletico, umas americanas, uns americanos, uma brasileira (eu!), uns franceses... Um papo otimo, umas cervejas, ta meio frio nesse inverno, todo mundo agasalhado. E o machismo (ou realismo) nao passou pela minha cabeca ate que fomos pra dentro de um bar mais quentinho... e ate que a simpatica americana resolveu tirar a jaqueta e mostrar um decote que nem eu consegui tirar os olhos! (Nao, nao sou lesbica) A partir desse momento os carinhas que antes eram apenas muito simpaticos e gentis demonstraram um interesse sem igual pela americana decotada, e ela parecia gostar, muito. Ela certamente sabia do efeito do seu decote (que realmente era ENORME) e eles tambem. Foi interessante ver a mudanca de atitutes, o desvio do foco do grupo, o impacto de um decote inocente (sera?). Ela tem todo o direito de usar a blusa que quiser, mostrar o quando tiver vontade, e eles tem o direito de olhar (como eu), e de se interessar... Confesso que sempre que vou ao Rio a minha primeira caminhada na praia de Ipanema e sempre bem centrada nos cariocas deliciosos que jogam volei de praia... Talvez eu tambem tenha crescido vendo meu pai ler suas revistinhas em quadrinho eroticas!

     
  • At 9:42 AM, Blogger PlinioProfeta said…

    Recomendo a todos a verem a peça "A Alma Imoral" , baseada no livro do Nilton Bonder e simplesmente genial em relaçao a todos esse assuntos em pauta na sua coluna . Infildelidade ,masculina e feminina , e como nos foi vendido um formato de estabilidade e felicidade nas relaçoes a dois furado . O homem CAFA e a mulher fiel e injustiçada é um formato atrasado e baseado em um modelo catolico careta que nao esta dando certo ha anos ... Depois dos milhares de terminos de namoros e casamentos o que acontece ? As mulheres vao enlouquecendo (com todo o respeito ) e os homens vao ficando perdidos ...Sim porque o homem tambem sofre com a infidelidade ( sua e das mulheres ) ... Isso dito ,estou pronto para casar a segunda vez ... Vou insisitir ... Me desejem sorte ...Hehehe
    Bjs

     
  • At 11:51 AM, Anonymous Anônimo said…

    Nandalinda, minha musa.
    Adorei!!!
    É isso aí, a cultura de massa vende o pacote da mulher objeto.
    Compra quem quer. E as mulheres inteligentes estão olhando e só escolhem o cara que realmente sabe dar valor a uma boa mulher e não a uma mulher boa.
    Homem bacana tem que ser gentil. Machismo é coisa de gente cafona.
    beijoca

     
  • At 2:55 AM, Anonymous Anônimo said…

    Nada melhor do que uma boa mulher boa!!!! rsrsrsr

     
  • At 2:05 PM, Anonymous Anônimo said…

    Acho que ninguém aqui é da geração da radical chic na revista de Domingo do JB, que na sua coluna dizia que quando tava com a auto estima baixa passava de shortinho em frente a obra pra ser cantada... ahahahah! Mais senso de humor, gente! Sexo é brincadeira de adulto e o que eu quis dizer é que homem tarado e mulher objeto fazem parte da brincadeira ainda que, dependendo da situação, seja conveniente ou não, desejado ou não...mas se não existisse essa coisa "tipicamente masculina" seria uma brincadeira a menos! realmente não vejo problema e por isso fiz a provocação de dizer que um pouquinho de frentista não faz mal a nenhum homem... muito menos às mulheres que gostam de decotes... ahahaha!
    Bjs

     
  • At 12:32 PM, Anonymous Anônimo said…

    Cara blogueira, se vc tava lá e viu o tamanho daquele burrão, não pode me condenar por babar em cima dele. Se não entende o motivo de tanta salivação, pergunta pro seu namorado. Pq enquanto vc me observava, ele olhava pras ancas da gostosa tão fixamente quanto eu. Mulher não é tudo objeto. Só mulher boa. Ninguém vai chamar de objeto a baleia da minha esposa. Tremendo tribufu que eu não como mas tenho que sustentar. Ela e quatro filhos que volta e meia pegam verme porque a vala do meu bairro continua aberta. Acordo todos os dias do lado daquele pesadelo de mulher e minha única fuga, já que a velha marca em cima e não me deixa farrear, é ver as gostosas de lá pra cá no posto de gasolina. A maquininha do Visa Eletron fica numa mesa bem baixinha, pq aí elas são obrigadas a se inclinar... Juro que são os momentos mais alegres do meu dia. E mta mulher adora. Abastece todo dia lá no posto. Todudia. Nunca colocam mais de R$ 20, pra poder voltar logo. Cada vez com uma sainha e uma carinha mais sapecas. Outro dia uma me disse que o meu olhar babado é o elogio mais eloqüente que ela já recebeu. Eu podia até trabalhar numa loja de ferramenta do lado de casa. Ganharia mais e não teria que pegar uma van, um trem e um ônibus pra chegar no trampo. Mas qual gostosa vai entrar numa loja de ferramenta na Baixada?!?! Ia enlouquecer e acabaria me separando da esposa. Dona, se homem é mais tarado que mulher eu não sei. Desse papo de comportamento sócio-cultural eu tb não entendo patavinas. Só por favor não me censura qdo voltar lá no posto e eu estiver entretido com a única coisa que a vida me deu de bom. tchau!

     
  • At 12:46 PM, Anonymous Anônimo said…

    Esqueci de dizer que sou Washton Gonçalves, o frentista

     
  • At 5:43 PM, Anonymous Anônimo said…

    Homens deixem de ser hipócritas e burros. Todos aí ofendidos e negando o machismo quando ele, na verdade, só nos beneficia. Eu sou exatamente do jeito que a Fernanda descreveu. Portanto, deixem as mulheres quietinhas, reprimidas no cantinho delas que fica bem melhor pra gente. Já pensou o trabalho que elas vão dar quando se sentirem totalmente à vontade pra fazer o que quiserem? Duvido vcs aturarem a sua mulher mandando cantadas baratas pra qq pangaré que passar na rua. Ou então, aceitar que uma trepadinha ali, sem amor, não faz crescer um par de chifres. Aproveitem enquanto há tempo. Ou vcs já estão preparados pra viver na poligamia?

     
  • At 8:29 PM, Blogger Fernanda Lacombe said…

    Pois então, seu Washton, eu lhe dou um aviso. Não se espante se um dia chegar em casa e encontrar sua mulher baranga e cheia de verme, como disse, fazendo o q vc não faz com ela há mt tempo com um outro frentista tão tarado e babão como vc! Provavelmente ela deve ter dores de cabeça diárias sempre que vc chega em casa. E enquanto vc se mata de trabalhar e fica aí, babando pela bunda alheia, sem tirar nenhum proveito, é ela quem passa o dia, dando uma boa foda na sua cama de casal. Abre o olho, heim! E viva o feminismo!! ahahahaahaha

     
  • At 2:44 AM, Anonymous Anônimo said…

    Poxa, tenho um tanto de tudo isso que vcs descreveram com negativo mas não me sinto culpado.

     
  • At 4:12 PM, Anonymous Anônimo said…

    Oh, Washton, que raio vc ta fazendo nesse tal de blog? A Iracema que gosta dessas coisas de internet viu e veio me chamar pra eu olhá. Essa moça aí, a Fernanda, como é que ela sabe tanto da nossa vida? Faz tempo que eu queria te falar isso, mas ela te disse primeiro. Então, agora que já não é mais novidade, tá na hora de vc pega seus trapos e sair de casa. Aliás, eu já até arrumei sua mala. Tá lá no portão esperando vc chegar em casa.
    O Ronaldo, sabe, ele trabalha exatamente na loja de ferramenta aqui do lado de casa. A gente se conheceu assim, sem querer. As vezes eu passava em frente a loja e achava bonito aquele homem musculoso, mechendo nessas coisas complicadas. Papo vai, papo vem, e a gente acabou se gostando. Já faz mais de seis meses que ele coloca dinheiro aqui em casa. Inclusive, aquela vala fedorenta, consegui fechar com a ajuda dele. Agora as crianças podem brincar no quintal sem risco de doença. Tô até fazendo dieta. Já perdi cinco quilos. O Ronaldo ta besta comigo. Vc que nem deve ter reparado. Tdo bem. Qualquer dia desses, quando eu tiver bem gostosa como essas moças daí que vc ta falando, eu passo lá no seu posto pra passar meu visa electron. Ah é, porque agora eu tenho cartão de crédito.
    Sua ex.

     
  • At 5:22 PM, Anonymous Anônimo said…

    Ahahahahaha! Isso aí Luciene! Esses homens que não se cuidem....

     
  • At 5:04 PM, Anonymous Anônimo said…

    dona blogueira, olha, brigado! não tenho como agradecer. voltei pra casa da minha mãe, não tenho mais contas. filhos, só nos finais de semana, pra diversão. sexta voltou a ser noite de pagode e cerveja. e todo dia é dia de gostosa no posto de gasolina. só tenho pena do ronaldo, filho do compadre Barbosa. peguei esse garoto no colo, ele não merecia esse destino e não sei o que deu na cabeça desse garoto. Falei pra parar de cheirar aquele negócio. Enfim, antes ele do que eu! Lucineide, pq não me avisou antes, minha filha? se vc ficar gostosa, passa lá na posto mesmo! leva com vc a vaca q tosse e o saci pererê. agora vou lá, subir de joelhos a escadaria da penha. Três vezes. beijos. Washton

     

Postar um comentário

<< Home