Molhando as Palavras

Blog de curiosidades, opinião, crônicas e afins.

sexta-feira, junho 09, 2006

Quem disse que futebol é coisa de homem estava certíssimo!

Chegou a hora que todos esperavam: a copa do mundo! Particularmente, eu gosto do esporte. Freqüento o Maracanã, sei o que é escanteio, linha de impedimento, mas sinceramente, não há algo mais irritante que mulher se fazendo de entendida de futebol em época de copa do mundo. Nada contra dar palpites, mas é que querer ser malandra da bola de quatro em quatro anos é pedir pra ganhar o troféu de chata. Já basta a mídia querer forçar a barra colocando matéria de mulheres juizas, as esposas que vão pra copa, ou a moda das seleções que vestem Armani,Prada ou Dolce & Gabbana. Não tem jeito. Futebol é coisa de homem. São eles que três vezes por semana ou mais (pode ser de madrugada, domingo de sol, ou segunda chovendo) vão lá suar a camisa para correr atrás da bola. São eles que podem passar cinco horas numa mesa de bar lembrando os gols de cada jogador da copa de 50. Aliás, qual a mulher que nunca teve ciúmes das peladas diárias ou da paixão do respectivo pelo clube de futebol? Aquela do tipo quase doença que o faz desmarcar a viagem programada há meses para ver a final do campeonato carioca? Todas nós já passamos por isso.
Pode parecer machismo de minha parte, mas não é. Na minha opinião, chama-se bom-senso. Mulheres que realmente entendem do assunto são exceções. Assim como um moçoilo que sabe tudo de balé. Claro que existe, e acho ótimo que sim, mas são poucos. O mesmo ocorre entre mulheres e futebol. Não que seja incompatível, mas não faz parte do processo natural da vida feminina. Uma prova disso foi o anúncio publicado numa coluna dessas da high society onde fulaninho oferecia workshop para moças aprenderem sobre o assunto. Por acaso você acha que alguém teria a cara de pau de promover um cursinho teórico para rapazes? Só se fosse para aqueles que se arrependeram de terem trocado a bola pela boneca quando crianças.
Por isso, mulheres do meu Brasil, se vocês fazem parte deste time que nada sabem, continuem assim. É melhor deixar a copa passar. Aliás, aproveitem bastante cada jogo e ouçam, analisem os lances mais importantes. Mas não saiam por aí repetindo o que eles falam. Silêncio é tudo na vida. Limitem-se apenas a se produzir bem (tem cada blusinha ótima no camelô), preparar bons petiscos pra receber os amigos, e só gritar quando for gol (do Brasil, claro!). Pode deixar que seu namorado e nenhum outro ser do sexo masculino vai te achar mais burra porque você não falou de outra coisa a não ser do tamanho das coxas do Roberto Carlos, do corte de cabelo moderno do Kaká, ou da falta de espelho na casa do Ronaldinho Gaúcho (será que ninguém vai obriga-lo a cortar o cabelo e colocar um aparelho?). Eles sabem das nossas limitações. Mesmo que você entenda um pouco do assunto (como eu), sua opinião será sempre, quase que irrelevante. E no fundo, no fundo, eles não esperam muito mais de nós!
Agora é torcer...Pra frente Brasil!!!!